Ter acesso a elas é crucial para se proteger das tragédias que vemos no noticiário
Tatiana Pronin Publicado em 18/05/2023, às 18h00
Pessoas que têm acesso notícias sobre a bondade humana depois de consumir notícias sobre um ataque terrorista ou outros atos desse tipo sentiram menos emoções negativas e mantiveram mais a crença na bondade do ser humano em comparação com as pessoas que veem apenas as más notícias.
É o que mostra um estudo publicado esta semana por pesquisadores das universidades de Essex e Sussex, no Reino Unido, no periódico PLOS ONE.
Os autores dividiram 1.800 participantes em diferentes grupos. Todas as pessoas assistiram a videoclipes de um a três minutos de duração, ou receberam breves notícias para ler. Os temas das notícias eram: 1) um recente ataque terrorista no Reino Unido ou similar; 2) relatos de atos de solidariedade realizados em resposta ao ataque terrorista ou não relacionados ao evento; e 3) conteúdo leve e de entretenimento, que não incluía nenhum assunto sério.
O quarto e o quinto grupos tinham acesso às notícias sobre o ato terrorista e, depois, ao conteúdo sobre atos de solidariedade ou entretenimento, respectivamente.
Os participantes do grupo que teve acesso a notícias sobre o ataque terrorista relataram aumentos significativos na emoção negativa e reduções significativas na emoção positiva, bem como percepções mais negativas da humanidade e da sociedade.
Em comparação, os participantes que, depois de saber sobre o ataque terrorista, souberam sobre atos de solidariedade humana relataram aumentos relativamente menores nas emoções negativas e reduções menores – ou mesmo aumentos significativos – em emoções positivas. Esse grupo também apresentou uma visão mais otimista sobre a humanidade, em relação ao primeiro grupo ou àquele que depois assistiu ao conteúdo de entretenimento.
Os resultados sugerem que notícias positivas podem ajudar a fornecer um amortecedor emocional contra notícias negativas. Ter acesso a atos de solidariedade em vez de atos meramente divertidos foi especialmente eficaz para ajudar os participantes a reter crenças sobre a bondade dos outros.
Os autores esperam que seus resultados levem a mídia a incorporar uma cobertura mais positiva. Eles defendem que isso ajuda a manter a crença na bondade do ser humano, algo que é fundamental para se ter uma boa saúde mental.
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