Estudo em humanos mostra que a grelina, associada à obesidade, pode aumentar o desejo de consumir álcool
Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h21 - Atualizado às 23h57
O álcool é uma substância psicoativa, mas também é uma bebida bastante calórica, o que fez surgir a hipótese de que a grelina poderia estar envolvida no desejo de beber. O principal autor do estudo é o médico Lorenzo Leggio, que pesquisa o alcoolismo nos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.
Leggio e sua equipe administraram doses diferentes de grelina para um grupo aleatório de 45 homens e mulheres, todos eles dependentes de álcool. Depois de receber as doses, ou então placebo, eles foram submetidos a uma tarefa que envolvia estímulos para beber. Ao longo do teste, eles eram avaliados quanto ao desejo de consumir álcool ou suco.
Comparado ao grupo que recebeu placebo, os voluntários que receberam o hormônio tiveram uma vontade bem mais expressiva de consumir álcool. Já o desejo de tomar suco não aumentou.
São necessários estudos mais amplos para confirmar a hipótese, mas Leggio acredita que, no futuro, substâncias que ajudem a bloquear a ação da grelina poderão ser um tratamento promissor para o alcoolismo. E, de quebra, vão ajudar a combater a obesidade.