Redação Publicado em 27/04/2022, às 14h49
A infertilidade é um assunto delicado e capaz de gerar um impacto emocional enorme na vida de quem sofre com essa condição que afeta o sistema reprodutivo. Inúmeros casais ao redor do mundo passam anos e anos tentando engravidar sem sucesso.
Para esclarecer aspectos importantes sobre o problema da infertilidade, o ginecologista Rodrigo Rosa separou cinco mitos que cercam essa questão e que todo mundo precisa saber:
Mito. Muitas pessoas falam por aí que a gravidez acontece de uma hora para outra com todo mundo e, portanto, basta continuar tentando que a mulher engravidará em algum momento. Porém, não é bem assim que as coisas acontecem.
Para falar que existem dificuldades concretas de engravidar, o casal precisa tentar pelo menos durante um ano, ter uma atividade sexual regular com relações desprotegidas e, mesmo assim, a mulher não ficar grávida. Porém, em alguns casos, mesmo que o casal tente por mais de doze meses, a gravidez não acontecerá porque existem inúmeras causas para a infertilidade e que precisam de avaliação médica.
Segundo Rodrigo, no mínimo 50% daqueles que procuram ajuda para a questão da infertilidade terão uma gestação bem-sucedida com o tratamento. Os índices de sucesso podem variar dependendo da causa e as pessoas que não buscam um especialista apresentam uma taxa de “cura espontânea” de, aproximadamente, 5% após um ano de tentativas.
Vale lembrar ainda que a idade é um fator complicador para quem está enfrentando problemas de infertilidade. Ou seja, quanto mais rápido procurar ajuda médica, melhor.
Mito. A infertilidade não é um problema exclusivamente feminino. Na verdade, entre os casais que sofrem com a infertilidade, em cerca de 40% dos casos a origem está em problemas de saúde do homem, em outros 40% com a saúde da mulher e nos 20% restantes as causas são encontradas em ambos. Diante desses dados, é essencial que tanto o homem quanto a mulher sejam avaliados sobre as possíveis causas de infertilidade.
Confira:
Mito. Lutar contra a infertilidade é uma trajetória complexa e dolorosa e esse tipo de afirmação pode afetar quem está passando por essa situação. Além disso, muitas vezes, a dificuldade de engravidar pode pesar e gerar uma crise entre o casal.
Entretanto, ajuda especializada e tratamento adequado são capazes de auxiliar homens e mulheres que enfrentam a infertilidade a aprenderem novas formas de se relacionarem entre si. Inclusive, se aproximarem ainda mais em seu relacionamento.
Mito. Ao ir a uma consulta especializada sobre infertilidade, é muito importante fazer todas as perguntas que desejar. A pessoa precisa tirar as suas dúvidas e estar ciente de todos os tratamentos disponíveis. O tratamento não é o mesmo para todos que convivem com a dificuldade de engravidar. Uma opção pode ser fisicamente, emocionalmente ou financeiramente melhor para um casal do que para o outro. Por isso, não tenha medo de fazer perguntas.
Mito. Provavelmente você já ouviu alguém dar conselhos a casais que querem engravidar com um “tirem férias e relaxem que a gravidez vem”. Mas, diferente do que muita gente pensa, a infertilidade não é uma questão psicológica, mas sim uma doença do sistema reprodutivo.
Mesmo que o relaxamento ajude na qualidade de vida, o estresse e as emoções que um casal com dificuldade de engravidar sente são reflexos da infertilidade e não a causa dela. O estilo de vida até pode estar ligado a problemas de infertilidade, mas, em geral, existem outras causas médicas responsáveis por essa condição e que precisam passar por uma avaliação.
Veja também: