Iza revela ser demissexual; entenda o que é

A cantora contou que demorou para entender que a falta de atração estava relacionada à sexualidade

Redação Publicado em 20/10/2022, às 14h00

A demissexualidade é considerada um espectro da assexualidade - Reprodução / Instagram

A cantora Iza participou do videocast “Quem pod, pod” e, durante o bate-papo, acabou revelando ser demissexual. De acordo com a artista, ela demora muito para ter atração sexual por outra pessoa.

Eu demoro muito para querer transar com alguém. Acho que só se tiver alguma conexão com a pessoa. Transei uma vez e fiquei ‘meu Deus, fui violada, invadida’, com aquela sensação de ‘por que fiz isso?’. Demorei para entender que não tinha nada a ver com o boy, mas comigo”. 

Vale lembrar que, em setembro, a atriz Giovanna Ewbank também confidenciou ser demissexual. Casada há 12 anos com o ator Bruno Gagliasso, ela contou que só teve relações afetivas e íntimas com outras quatro pessoas antes do marido

Na época, Giovanna compartilhou: “Tem que ter sentimento para transar com a pessoa. Meu sonho era sair transando, curtindo e... aqui e ali, e nossa! Foi ruim, foi bom. Não tenho muitas referências.”

Qual o conceito de demissexual?

O termo demissexual é utilizado para pessoas cuja atração sexual tende a se manifestar só quando há um laço afetivo ou emocional. Isso significa que ela não sente interesse sexual apenas pelo prazer do ato em si, mas precisa ter alguma emoção conectada.

Os demissexuais fazem parte do grupo da “assexualidade” – a letra “A” da sigla LGBTQIA+ – por terem como característica principal a falta de atração sexual (parcial, condicional ou total) por outros indivíduos. 

Entretanto, é importante deixar claro que o fato de não ter vontade de fazer sexo não impede que a pessoa que se define como demissexual tenha relações, bem como sinta prazer ou libido. Se ela constrói um vínculo afetivo forte com outra pessoa, é capaz de sentir atração física e ter relações sexuais normalmente. 

Confira:

Quais são os tipos de orientação sexual?

A orientação sexual está relacionada a características pelas quais sentimos atração romântica e/ou sexual. As orientações mais reconhecidas são:

Heterossexual

Interesse por alguém do gênero oposto

Homossexual

Interesse por alguém do mesmo gênero.

Bissexual

Interesse pode variar entre alguém do mesmo gênero e do gênero oposto.

Pansexual

O interesse não tem relação com o gênero ou com a orientação e sim com a pessoa, independentemente desses fatores.

Contudo, não necessariamente uma pessoa precisa se encaixar em uma dessas nomenclaturas e segui-la para sempre. O importante é ser livre e se permitir ter relações com quem desejar.

Veja também:

sexualidade demissexualidade iza

Leia também

3 dicas para manter a sexualidade ativa no processo de envelhecimento


Por que as mulheres ainda fingem orgasmo?


Gostar de “beijo grego” pode indicar a sexualidade de alguém?


Datena fala em ‘opção sexual’; entenda por que o termo é errado