Redação Publicado em 03/08/2022, às 13h00
Você é alguém que começa e termina o dia com um copo enorme de leite? Embora essa seja uma escolha muito saudável, se você sofre de acne grave convém reconsiderar seu leite ou a ingestão geral de laticínios. Pode haver inúmeras razões que causem o problema. Especialmente se você é um adolescente, essa fase é basicamente um rito de passagem. Mas se houver a possibilidade de você ter espinhas por causa do consumo de leite, confira algumas informações que ajudarão a decodificar o mistério que envolve laticínios e acne.
De acordo com a dermatologista indiana Jaishree Sharad, foi comprovado por vários estudos que o leite, em especial o desnatado, pode causar acne. Recentemente, ela explicou como isso acontece em seu Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Verificou-se que o leite desnatado – onde toda a gordura é removida do leite integral – tem maior probabilidade de causar espinhas. De acordo com estudos citados pela Academia Americana de Dermatologia (AAD):
-Entre mais de 47.000 mulheres nos EUA, aquelas que bebiam pelo menos dois copos de leite desnatado por dia na adolescência tinham 44% mais chances de ter acne.
-Entre pouco mais de 6.000 meninas entre 9 e 15 anos, aquelas que bebiam mais leite de vaca eram mais propensas a ter acne, sem diferenças baseadas no teor de gordura do leite.
-Entre mais de 4.000 meninos entre 9 e 15 anos, aqueles que bebiam leite desnatado eram mais propensos a ter acne.
No entanto, os laticínios são uma parte importante de nossas vidas, fornecem grandes quantidades de cálcio para os ossos, e muitas pessoas acham difícil começar o dia sem uma xícara de leite.
Fonte: Jaishree Sharad é pós-graduada em dermatologia em Mumbai (Índia), com cursos de dermatologia cosmética nos EUA. Foi vice-presidente da Sociedade de Dermatologia Estética da Índia e é autora de dois livros / HealthShots
Veja também: