Leg press: 5 variações para desenvolver pernas fortes e grossas

Entenda como as posições dos pés na máquina de leg press ativam áreas musculares diferentes

Fausto Fagioli Fonseca Publicado em 11/03/2024, às 09h00

Veja as variações de posição no leg press - iStock

O leg press é um exercício de musculação feito em uma máquina específica, disposta nas academias, que serve para o fortalecimento dos músculos inferiores, incluindo os das pernas, dos glúteos e do core.

Existem diferentes máquinas de leg press nas academias. Em algumas  a pessoa fica sentada e o movimento de empurrar é feito para a frente. Em outras, o corpo fica deitado em uma posição inclinada com relação ao solo, com as pernas empurrando a máquina para cima.

O movimento do leg press simula o agachamento livre, com barras e suas variações. Por ser feito em uma máquina específica, ele pode ser mais seguro para iniciantes, favorecendo a adaptação ao treino.

Que músculo são treinados no leg press?

O profissional da educação física Emilio Maia, da academia Evoque, fala sobre a ativação muscular do leg press. "O leg press é um exercício multiarticular, com ativação de todo grupo muscular da perna, quadríceps, posterior e glúteo e a estabilidade do aparelho favorece um trabalho de carga maior em comparação ao agachamento", detalha.

Entre os benefícios de treinar leg press estão:

Agora que você já sabe os benefícios de fazer leg press, confira como realizar o exercício corretamente.

Como fazer leg press?

O leg press é feito em uma máquina específica, em que o corpo fica apoiado em um assento e as pernas ficam livres para fazer o movimento de empurrar a plataforma. Para fazê-lo corretamente, posicione o corpo na máquina e apoie os pés na plataforma com os joelhos flexionados. Então, destrave o aparelho e faça o movimento de empurrar, estendendo os joelhos e retornando à posição inicial. Após finalizar, trave novamente o aparelho.

Existem variações de leg press que dizem respeito à posição dos pés. Vamos entender!

  1. Posição tradicional: os pés ficam próximas ao centro da plataforma, abertos aproximadamente na largura dos ombros
  2. Posição com pernas afastadas: as pernas mais abertas no leg press favorecem um foco maior nos músculos internos das pernas
  3. Posição com as pernas mais próximas: essa versão é o oposto da anterior e o foco é maior nos músculos da parte extera das pernas
  4. Posição com as pernas na parte inferior: essa posição ativa com maior ênfase os músculos da parcela da frente das pernas
  5. Posição com as pernas na parte superior: aqui o oposto se aplica com relação ao anterior, com a ênfase maior sendo dada na parte de trás das pernas

Lembre-se que é essencial buscar ajuda profissional antes de começar um novo exercício, obtendo assim orientação com relação ao posicionamento das pernas e sobre outros exercícios para serem realizados junto com o leg press.

treino pernas Leg press

Leia também

10 agachamentos de calistenia para treinar pernas e glúteos em casa


Supino reto, inclinado e declinado: quais as diferenças?


Stiff: 4 formas de fazer o exercício para pernas mais grossas!


Calistenia para panturrilhas: 10 exercícios simples e eficazes!