O folclore em todo o mundo afirma há muito tempo que a lua afeta o comportamento e a saúde humana. No entanto, muitas das pesquisas sobre se a lua tem algum efeito direto são inconclusivas. Alguns estudos sugerem que ela pode ter um pequeno impacto em alguns aspectos da saúde, como o parto. Mas outros estudos não encontraram nenhuma conexão.
Mesmo quando a lua parece afetar os humanos, pode não ser a própria lua a culpada. O viés de confirmação, que é a tendência de focar em informações que apoiam o que uma pessoa já acredita, pode ajudar a explicar por que as pessoas afirmam observar mudanças na saúde e no comportamento durante a lua cheia.
É possível que a lua afete o sono, o que pode então impactar os níveis de energia das pessoas durante o dia. Antes da iluminação artificial, a lua cheia era uma importante fonte de luz noturna. Um estudo de 2021 afirma que durante grande parte da história humana, as pessoas foram mais ativas à noite durante a lua cheia e podem ter sincronizado as suas atividades e níveis de energia com as fases da lua.
Isto pode ter acontecido porque mais luar significava que as pessoas poderiam continuar trabalhando ou participando de outras atividades até tarde da noite. Mas há algumas evidências de que o próprio luar pode manter as pessoas acordadas por mais tempo.
O estudo investigou os efeitos do ciclo lunar nas pessoas que vivem em ambientes rurais sem eletricidade, em comunidades indígenas e em ambientes urbanos. Ao usar monitores de sono, os pesquisadores descobriram que o sono começava mais tarde e não durava tanto nas noites que antecederam a lua cheia.
Este fenômeno provavelmente ocorre porque a lua cheia é a fase lunar mais brilhante, refletindo mais luz do sol para a Terra. Embora esta luz seja mais fraca do que a luz solar direta, a exposição ainda pode fazer com que as pessoas se sintam mais acordadas à noite.
As pessoas relatam anedoticamente que a lua cheia afeta o seu humor, mas a pesquisa existente não apoia esta afirmação. Uma meta-análise mais antiga de 1985 não encontrou nenhuma ligação entre as fases da lua e as internações de saúde mental em hospitais, por exemplo. Descobriu também que as fases da lua explicavam menos de 1% das diferenças nas taxas de admissão em saúde mental.
Mais recentemente, um estudo de 2019 com 17.966 pessoas que procuraram cuidados de saúde mental em regime de internamento não encontrou qualquer ligação entre admissões, altas e as fases da lua. É possível que a lua possa afetar o humor de formas mais sutis, mas estas são mais difíceis de medir e são vulneráveis ao viés de confirmação, uma vez que as pessoas que acreditam que a lua afeta o humor são mais propensas a monitorizar e observar mudanças de humor.
Algumas pessoas acreditam que a lua afeta o ciclo menstrual. A pesquisa sobre este ponto chegou a conclusões mistas ou fracas. Uma análise de 2021 relata que, num estudo anterior com mais de 300 mulheres, houve uma correlação entre a lua cheia e o início do período menstrual. No entanto, esta correlação só existiu quando os investigadores selecionaram um ciclo de 29,5 dias.
Para avaliar a ligação entre a lua e a menstruação, os autores analisaram os ciclos de 22 pessoas que mantiveram registros dos seus períodos durante até 32 anos. Eles descobriram que os ciclos menstruais sincronizavam intermitentemente com a luminescência ou a atração gravitacional da lua. A sincronização foi mais forte quando a Lua estava mais próxima da Terra. No entanto, o estudo não provou que a Lua seja a causa direta disso.
As fases da lua podem influenciar o parto. Um estudo de 2021 sobre um grande conjunto de dados que incluiu 38,7 milhões de nascimentos em França encontrou pequenas, mas significativas, variações nos padrões de nascimento relacionados com as fases da lua. Os nascimentos aumentaram durante a lua cheia, confirmando as crenças populares.
Alguns outros estudos encontraram uma ligação potencial entre a lua cheia, saúde e comportamento. Por exemplo, um estudo de 2018 constatou um aumento nos transportes de emergência relacionados com acidentes de trânsito durante a lua cheia. O grande estudo incluiu 1.764 noites de controle, 62 noites de lua cheia e 842.554 transportes de emergência.
Isso não prova que a lua causou os acidentes. Como há mais luz durante a lua cheia, é possível que mais pessoas dirijam, aumentando a probabilidade de colisões. A luz da lua também pode ser uma distração para alguns motoristas. Um estudo de 2016 analisou pesquisas anteriores sobre o crime e as fases da lua e depois separou o crime interno do externo.
As fases da lua não afetaram os casos de crime dentro de casa. No entanto, as taxas de criminalidade ao ar livre aumentaram com a luz da lua e foram mais altas durante a lua cheia. Novamente, mais luz durante a lua cheia pode explicar a diferença.
Fonte: Medical News Today
Cármen Guaresemin
Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão. @Carmen_Gua