O usuário registra a quantidade de álcool consumida diariamente e a ferramenta emite um aviso quando o limite é ultrapassado
Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h29 - Atualizado às 23h56
Um comentário publicado na edição do periódico Innovations, do British Medical Journal, explica que o app foi feito com base em evidências clínicas e, além de indicar o limite de consumo semanal recomendado, fornece dicas e linhas de apoio a usuários para ajudá-los a controlar a ingestão de álcool.
Claro que a ferramenta não funciona como mágica. O usuário precisa entrar no aplicativo e registrar quais tipos de bebidas consumiu e em qual quantidade (taça, copo, caneca etc). Como se fosse um diário. Imediatamente a ferramenta transforma as medidas informadas em unidades e emite um aviso para dizer se o limite diário ou semanal foi ultrapassado.
A Organização Mundial de Saúde considera um consumo máximo de 21 unidades de álcool por semana para homens e de 14 unidades de álcool para mulheres.
Os teores de álcool variam entre os tipos e marcas de bebida, mas, para se ter uma ideia, uma unidade equivale a uma taça pequena de vinho ou um copo de 300 ml de cerveja. Já uma dose de 50 ml de vodca, pinga ou uísque pode representar mais de duas unidades. É possível encontrar algumas ferramentas que ajudam a fazer o cálculo no Brasil, pela internet, mas certifique-se de que a fonte é confiável – alguma universidade ou o Ministério da Saúde, por exemplo.
Também é importante lembrar que o consumo de grande quantidade de álcool em uma única ocasião, chamado de “binge drinking”, é arriscado. Portanto, não é boa ideia ingerir todo o limite da semana em uma única noite.