Redação Publicado em 28/12/2023, às 09h00
Ao entrar em um novo ano, muita gente faz listas de metas a serem cumpridas, muitas delas ligadas a saúde, como se alimentar de forma mais saudável, praticar mais exercícios (ou pelo menos começar uma atividade física), abandonar algum hábito prejudicial à saúde e assim por diante.
Nem sempre mudar um comportamento é algo fácil, ainda mais quando envolve prazeres como o da comida. O que está por trás dessas mudanças é motivação. Porém, essa qualidade é difícil de ser mantida por conta de sobrecarga, impaciência e procrastinação. A seguir, conheça sete dicas que podem ajudar a manter suas resoluções.
Antes de estabelecer uma meta, é fundamental identificar o motivo para realizá-la; por que atingir com sucesso esse objetivo é importante para você? O que essa conquista significará para você? Por exemplo, dizer a si mesmo "Eu quero perder 10 kg para ter mais energia para brincar com meus netos" transmite muito mais significado do que apenas "eu quero perder peso".
Se você definir uma meta e se encontrar procrastinando, reveja o significado estabelecido para ela. Este é um objetivo que continua importante? Se assim for, considere o motivo por trás da procrastinação ou das dificuldades que você está experimentando.
Se possível, escreva um plano detalhado para alcançar o objetivo e que inclua informações sobre exatamente o que você quer realizar. Como vai saber quando conseguiu atingir a meta? Definir esse objetivo faz sentido para você agora? Qual é o prazo específico para atingir esse objetivo?
Por exemplo, uma meta de "exercitar-se mais" é muito vaga. Em vez disso, estabeleça uma meta de caminhar 50 passos na próxima hora ou de fazer uma caminhada de 15 minutos toda quarta-feira de manhã. Esse objetivo é específico, mensurável, alcançável e realista.
Uma vez que você identificar um objetivo específico, faça uma lista de tarefas para se organizar melhor:
- De quais recursos você precisa?
- Quais são os passos que você vai dar em direção ao seu objetivo? Decompor tarefas em minitarefas gerenciáveis e escrever cada uma delas pode tornar as coisas mais fáceis;
- Estabeleça prazos para cada tarefa. Faça um cronograma para realizar essas tarefas, incluindo intervalos regulares e prazos realistas;
- Risque cada minitarefa enquanto a completa, assim você verá que está progredindo em direção aos seus objetivos.
Ter companhia e apoio de outras pessoas pode ajudar. Entrar para uma equipe de corrida ou pedir à família e a amigos para verificarem seu progresso podem ser ótimas opções. Além disso, procure ter por perto pessoas que estão trabalhando ativamente em seus próprios objetivos. Esses esforços podem te inspirar também.
Crie uma imagem de si alcançando esse objetivo. Ela pode estar em sua mente ou talvez em um desenho. Imagine o que alcançar esse objetivo significará para você. Como você vai se sentir? Lembre-se dessas emoções positivas enquanto você está completando as tarefas para ajudar a alimentar a motivação.
Tente escolher um espaço organizado e com distrações mínimas. Concentre-se em uma tarefa de cada vez, não em várias. Feche o e-mail e coloque seu telefone em silêncio, bem como procure evitar as redes sociais que fazem metas parecerem muito fáceis de alcançar.
Seja gentil consigo próprio durante o progresso. Pratique a autocompaixão em ocasiões em que você fica “abaixo do esperado”. Construa pequenas recompensas no processo e considere celebrar todas as suas realizações, mesmo aquelas consideradas “mínimas”.