O que comer caso você se contamine com coronavírus

Apesar de não ser um resfriado comum, existem alguns itens básicos que podem te ajudar

Redação Publicado em 20/01/2022, às 11h00

Não se esqueça de manter as medidas de segurança - iStock

Apesar de já estarmos lidando com o coronavírus há um certo tempo, ainda existem muitas dúvidas sobre ele. E uma pergunta que pode estar na mente de várias pessoas é: o que você deve comer se ficar com Covid-19? 

Antes de responder, é preciso deixar claro que não há dieta mágica que ajude. Existem algumas informações sobre alimentos e bebidas que podem reduzir os sintomas ou a duração da gripe e resfriado, mas não sabemos muito especificamente sobre o coronavírus (compreensivelmente, pois o vírus ainda é novo). Por isso, aqui estão algumas orientações gerais para ajudá-lo nesse momento, incluindo o que comer e beber, e o que evitar.

Sua dieta vai ser pessoal

Tudo o que sabemos até agora sobre esse vírus indica que os sintomas variam muito de pessoa para pessoa. No entanto, os sintomas mais comuns incluem febre, tosse seca e falta de ar. Porém, algumas pessoas também podem sentir dores musculares, fadiga, dores de cabeça, dor de garganta e sintomas gastrointestinais, como diarreia. 

Assim como na gripe, algumas pessoas perdem a fome, enquanto outras podem perder o paladar e o olfato, o que também pode afetar o apetite.

Confira:

Além das grandes variações nos sintomas, há também algumas outras coisas a considerar, como o que você gosta de comer quando está doente e se você tem alguém que pode cozinhar para você.

Dependendo de seus sintomas e gravidade, além do que você gosta de comer e se alguém estiver por perto para ajudá-lo a cozinhar, sua dieta será diferente da de outra pessoa que tem Covid-19. É importante que você fique em casa se não estiver se sentindo bem, ligue para seu médico, e veja também se entregam comida ou mantimentos sem contato (via família e amigos, ou serviços de delivery).

Hidratação é importante

Beber água é importante se você ficar doente, especialmente se tiver febre. Algumas boas opções são:

Se você não estiver se sentindo bem, é importante manter-se hidratado e descansar o máximo que puder.

Preste atenção nas calorias

Seu corpo precisa de calorias para obter energia para ajudar a combater uma infecção.

Realmente não há nenhum alimento que pareça ajudar com sintomas semelhantes aos da gripe, mas existem certos nutrientes – incluindo proteínas, vitaminas A, C, D e E e zinco – que ajudam seu sistema imunológico. 

Um smoothie feito com frutas e iogurte, por exemplo, pode ajudar a obter calorias se você não estiver com fome. A sopa de galinha é reconfortante e pode ser benéfica quando você tem uma infecção respiratória. O gengibre pode ajudar com qualquer náusea (experimente-o em um chá ou adicione-o à sopa de cenoura).

Alimentos para evitar 

O álcool desidrata e pode inibir seu sistema imunológico, então se você começar a se sentir doente, pule a bebida e substitua-a por algo hidratante.

Já se você tiver sintomas gastrointestinais, convém limitar alimentos difíceis de digerir, como vegetais crucíferos (agrião, couve, rúcula, couve-flor, brócolis, nabo e rabanete), feijões e grãos integrais. Eles consomem mais energia para digerir e podem perturbar o estômago e o trato gastrointestinal. Troque-os por alimentos de fácil digestão, como

Bolachas (e outros alimentos crocantes e duros), comida picante e qualquer coisa muito ácida (limão, vinagre) podem irritar sua garganta se você tiver dor de garganta. 

Mas, de maneira geral, caso você se contamine com Covid-19, a recomendação é fazer o isolamento e ficar de olho nos sintomas. Caso se agravem, é necessário procurar um médico. 

Use máscara, vacine-se e cuide de seu corpo.

Via: Eating Well

Assista também:

alimentação coronavírus covid

Leia também

Confira 5 benefícios da uva para a sua saúde


4 razões poderosas para comer mais devagar


Vacina contra Covid-19 altera o ciclo menstrual? Saiba mais


Limão, apesar do gosto azedo, traz muitos benefícios à saúde