Essa substância tem o poder de fortalecer relações, além de impactar positivamente nas emoções e no humor
Milena Alvarez Publicado em 15/11/2022, às 15h00
Você já ouviu falar em “ocitocina”? Esse é o nome “científico” para o "hormônio do amor", uma substância que desempenha um papel importante na ligação humana. Ela é liberada durante o parto e na amamentação, por exemplo, sendo um fator-chave para a criação do vínculo entre mãe e bebê.
Entretanto, outros comportamentos podem desencadear a produção dessa substância, fortalecendo também os laços entre os adultos. Todos esses efeitos levam a ocitocina ser agrupada aos chamados “hormônios da felicidade”, ou seja, aqueles conhecidos por terem impacto positivo no humor e nas emoções (endorfina, serotonina e dopamina).
É importante entender, no entanto, que a ocitocina não muda magicamente nosso comportamento. Isso quer dizer que não nos faz confiar ou se apaixonar por alguém em um instante. Mas pode aumentar os sentimentos de amor, de contentamento, de segurança e de confiança em relação a um indivíduo que já gostamos. Segundo um artigo da Healthline, nosso corpo produz ocitocina naturalmente, mas existem algumas maneiras de aumentar a quantidade desse hormônio. Veja só:
Pare o que está fazendo e vá acariciar seu bichinho de estimação. Está se sentindo melhor? Pesquisas sugerem que animais e humanos têm um aumento na ocitocina a partir do contato físico. Por isso, a ocitocina produzida por essa interação ajuda você a se sentir um pouco melhor.
Você, provavelmente, escuta música porque gosta, mas ela tem outros benefícios, como melhorar o humor, o foco e a motivação, além de parecer ajudar a melhorar a capacidade de criar vínculos sociais — um efeito também associado à ocitocina. Um estudo feito com 16 cantores, por exemplo, mostrou que os níveis de ocitocina aumentaram em todos os participantes após uma aula de canto, e eles também relataram que se sentiam mais energizados e relaxados.
Uma pesquisa com 95 adultos encontrou evidências de que 15 minutos de massagem poderia não apenas ajudar as pessoas a relaxar, mas também aumentar os níveis de ocitocina. E esse efeito ainda pode ser observado em quem massageia. O que a ocitocina faz por você? Bem, as pessoas geralmente relatam menos dor, estresse e ansiedade pós-massagem, e muitos notam um humor melhor e maior sensação de bem-estar.
Confira:
Quer fortalecer sua conexão emocional com os outros? Diga a eles como se sente. Compartilhar seu amor e carinho com as pessoas que mais significam para você pode ajudar a aumentar a ocitocina de várias maneiras.
Amizades fortes podem fazer uma grande diferença no nosso bem-estar emocional. Isso é a ocitocina trabalhando. Os bons sentimentos que experimentamos quando estamos rodeados de amigos podem favorecer as interações, fazendo você querer passar mais tempo junto. A confiança e o carinho que você tem por eles também tende a aumentar quando vocês compartilham momentos com mais frequência.
A intimidade sexual – o orgasmo, em particular – é uma das principais maneiras de elevar os níveis de ocitocina. Fazer sexo pode te ajudar a se sentir mais próximo e mais conectado, mas você ainda pode ver esse aumento na ocitocina sem um relacionamento. Sexo sem compromisso ainda pode melhorar seu humor e fazer você se sentir muito bem.
Não precisa ter uma relação sexual para aumentar a ocitocina. Outras formas de intimidade física, como acariciar e abraçar, também podem desencadear a produção desse hormônio. Então, tire um tempo para um bom e longo abraço em alguém ou, até mesmo, no seu animal de estimação.
Veja também:
Há ligação entre felicidade e sistema imunológico? Psicólogos respondem
Oscilações de humor: quando é sinal de doença?
Entenda como o álcool interfere nos hormônios femininos
“Borboletas no estômago": por que associamos emoções à barriga?