O quadro é caracterizado por uma preocupação exagerada com a qualidade da alimentação
Redação Publicado em 18/06/2021, às 18h30
Os transtornos alimentares mais lembrados são, normalmente, a anorexia nervosa e a bulimia. Mas a ortorexia também faz parte desse grupo, sendo um quadro descrito desde o final dos anos 90.
A pessoa que sofre com ortorexia apresenta uma preocupação exagerada e desmedida com a qualidade da alimentação, com a atenção voltada para nutrientes e calorias. Ela desenvolve uma fixação com tudo o que come, desde a escolha dos alimentos, os ingredientes e como é feita a preparação de cada um deles - se é natural, gorduroso ou tem muito sal, por exemplo.
Assim, a pessoa acaba perdendo totalmente os pontos positivos relacionados à alimentação, como o sabor, o prazer e o convívio social no momento da refeição. Em vez de aproveitar, passa a ter uma obsessão com o que está ingerindo e se aquela comida oferece algum tipo de risco ou impacto negativo para o seu organismo.
Confira:
Existem alguns padrões de comportamento que podem indicar que uma pessoa está desenvolvendo ou tem um quadro de ortorexia. São eles:
De qualquer forma, tanto a ortorexia quanto outros transtornos alimentares apresentam muitas dimensões e, por essa razão, é fundamental que a pessoa procure ajuda médica, nutricional e psicológica ou psiquiátrica. Profissionais dessas áreas podem trabalhar para uma avaliação completa.
Veja também:
Estudo associa transtornos alimentares a bullying e uso de drogas
Pandemia de Covid-19 pode aumentar casos de transtornos alimentares
Conselhos úteis para quem sofre de compulsão alimentar
Bulimia, anorexia e dismorfia corporal: associação é frequente, alerta estudo