Segundo resultados, os jovens adultos foram o que mais sofreram com as mudanças
Redação Publicado em 29/09/2022, às 14h00
A pandemia de Covid-19 pode ter alterado traços de personalidade, especialmente entre adultos jovens, segundo um novo estudo publicado na revista PLOS ONE. Pesquisas anteriores geralmente não encontravam associações entre eventos estressantes coletivos – como terremotos e furacões – e mudanças de personalidade. No entanto, a pandemia de coronavírus foi capaz de afetar em maior escala a personalidade.
Os pesquisadores utilizaram avaliações de personalidade de 7.109 estadunidenses inscritos no levantamento on-line “Understanding America”. Eles compararam os cinco traços de personalidade - neuroticismo, extroversão, abertura, amabilidade e conscienciosidade — entre medidas pré-pandêmicas (maio de 2014 a fevereiro de 2020), durante (março - dezembro de 2020) ou depois (2021-2022). Os participantes eram 41,2% do sexo masculino e variavam entre 18 e 109 anos.
O estudo levou em conta a “teoria dos cinco grandes traços de personalidade”. Ela parte da existência de cinco características consideradas chaves na hora de analisar a personalidade. Os "Big Five" (ou "Cinco Grandes" traços de personalidade) são os seguintes:
Confira
Indo pelo mesmo caminho de outros estudos, houve relativamente poucas mudanças entre traços de personalidade pré-pandemia e 2020, com apenas um pequeno declínio no traço neurótico. No entanto, houve redução na extroversão, na abertura, na agradabilidade e na conscienciosidade em comparação aos dados de 2021-2022.
As mudanças foram, aproximadamente, de um décimo de um desvio padrão, o que equivale a cerca de uma década de mudança normativa de personalidade. Além disso, elas foram moderadas pela idade, com adultos mais jovens apresentando maturidade interrompida na forma de aumento do neuroticismo e diminuição da amabilidade e da consciência, enquanto os mais velhos não apresentaram mudanças estatisticamente significativas.
Para os pesquisadores, se essas mudanças forem duradouras, os resultados sugerem que eventos estressantes em toda a população podem dobrar ligeiramente a trajetória da personalidade, especialmente em adultos mais jovens.
A equipe ainda acrescentou que houve mudanças limitadas de personalidade no início da pandemia, mas as alterações marcantes aconteceram a partir de 2021. Na maioria das notadas, a personalidade dos jovens adultos foi a que mais mudou, com aumentos acentuados no neurótico e declínios na amabilidade e consciência. Ou seja, este grupo tornou-se mais mal-humorado e mais propenso ao estresse, menos cooperativo e confiante e menos contido e responsável.
Veja também:
10 sintomas que podem indicar que você tem transtorno de personalidade
Essas 7 dicas vão te fazer mais resiliente; veja quais são!
Transtorno de personalidade: precisa tomar remédio para sempre?
Suas músicas preferidas revelam muito sobre sua personalidade