Parar de fumar em qualquer idade parece reduzir significativamente o risco de câncer de pulmão, entre outros tipos de câncer. Esta é a principal conclusão de uma pesquisa no periódico JAMA Network Open.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 3 milhões de pessoas com mais de 30 anos, que foram acompanhadas por um período médio de 13 anos.
Os pesquisadores descobriram que indivíduos que pararam de fumar completamente apresentaram:
- 17% menor risco de câncer em geral do que aqueles que continuaram a fumar;
- 42% menor risco de incidência de câncer de pulmão;
- 27% menor risco de câncer de fígado;
- 14% menor risco de câncer de estômago;
- 20% menor risco de câncer colorretal.
De todos os cânceres, o risco de câncer de pulmão foi o que diminuiu mais rapidamente após a interrupção do tabagismo, caindo três anos antes do que outros tipos de câncer.
Embora parar de fumar antes dos 50 anos seja melhor para melhorar suas chances de ter um diagnóstico de câncer de pulmão — com uma redução média de 57% no risco— mesmo parar após os 50 anos reduz o risco de câncer de pulmão em 39% em comparação com quem continua.
"Este é um estudo populacional muito grande que demonstra que parar de fumar reduz o risco de câncer em qualquer idade, principalmente em uma idade mais jovem. Ele também fornece insights sobre a importância da cessação do tabagismo ao longo de um período mais longo e como isso reduz ainda mais o risco de contrair câncer", afirmou o oncologista Anton Bilchik, chefe de medicina e diretor do Programa Gastrointestinal e Hepatobiliar do Instituto do Câncer Providence Saint John's, na Califórnia (EUA), em entrevista ao site Medical News Today.
Apesar de incluir muitos dados, o estudo tem limitações, como o fato de ser uma análise retrospectiva. Outra questão é que o trabalho incluiu fumantes doentes, ou seja, pessoas que pararam de fumar porque já apresentavam sintomas.
Os resultados reforçam que nunca é tarde para parar de fumar. Os benefícios para a saúde ocorrem quase imediatamente após a cessação, e até os riscos de câncer diminuem substancialmente em apenas alguns anos.
Desde a primeira hora até o primeiro mês e o primeiro ano de interrupção do tabagismo, as pessoas experimentam melhorias na função respiratória e circulação sanguínea e veem o risco de ataque cardíaco reduzido pela metade, entre outros benefícios.
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin