Parar de fumar reduz o risco de vários tipos de câncer

Estudo também reforça que nunca é tarde demais para abandonar o tabagismo

Tatiana Pronin Publicado em 08/02/2024, às 09h00

Mesmo quem abandona o tabagismo depois dos 50 anos colhe os benefícios - iStock

Parar de fumar em qualquer idade parece reduzir significativamente o risco de câncer de pulmão, entre outros tipos de câncer. Esta é a principal conclusão de uma pesquisa no periódico JAMA Network Open.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 3 milhões de pessoas com mais de 30 anos, que foram acompanhadas por um período médio de 13 anos.

Os pesquisadores descobriram que indivíduos que pararam de fumar completamente apresentaram:

- 17% menor risco de câncer em geral do que aqueles que continuaram a fumar;

- 42% menor risco de incidência de câncer de pulmão;

- 27% menor risco de câncer de fígado;

- 14% menor risco de câncer de estômago;

- 20% menor risco de câncer colorretal.

De todos os cânceres, o risco de câncer de pulmão foi o que diminuiu mais rapidamente após a interrupção do tabagismo, caindo três anos antes do que outros tipos de câncer.

Nunca é tarde demais

Embora parar de fumar antes dos 50 anos seja melhor para melhorar suas chances de ter um diagnóstico de câncer de pulmão — com uma redução média de 57% no risco— mesmo parar após os 50 anos reduz o risco de câncer de pulmão em 39% em comparação com quem continua.

"Este é um estudo populacional muito grande que demonstra que parar de fumar reduz o risco de câncer em qualquer idade, principalmente em uma idade mais jovem. Ele também fornece insights sobre a importância da cessação do tabagismo ao longo de um período mais longo e como isso reduz ainda mais o risco de contrair câncer", afirmou o oncologista Anton Bilchik, chefe de medicina e diretor do Programa Gastrointestinal e Hepatobiliar do Instituto do Câncer Providence Saint John's, na Califórnia (EUA), em entrevista ao site Medical News Today.

Apesar de incluir muitos dados, o estudo tem limitações, como o fato de ser uma análise retrospectiva. Outra questão é que o trabalho incluiu fumantes doentes, ou seja, pessoas que pararam de fumar porque já apresentavam sintomas.

Os resultados reforçam que nunca é tarde para parar de fumar. Os benefícios para a saúde ocorrem quase imediatamente após a cessação, e até os riscos de câncer diminuem substancialmente em apenas alguns anos.

Desde a primeira hora até o primeiro mês e o primeiro ano de interrupção do tabagismo, as pessoas experimentam melhorias na função respiratória e circulação sanguínea e veem o risco de ataque cardíaco reduzido pela metade, entre outros benefícios.

tabagismo câncer cigarro fumar

Leia também

Prevenção ao câncer: 9 cuidados que fazem a diferença


Estudo com vacina do HPV traz resultado histórico


8 dicas para quem quer parar de fumar


4 mitos sobre os cigarros eletrônicos que é preciso esclarecer