O pensamento positivo e o diálogo interno podem ajudar a reduzir o estresse e a controlar a ansiedade. Mas pode haver alguns limites para os efeitos. Pensamento positivo refere-se à ideia de que você pode afetar seu resultado por meio de afirmações positivas, diálogo interno e visualizações. É uma ideia que muitas pessoas em diferentes setores, incluindo a saúde, adotaram de uma forma ou de outra. Embora muitos o promovam por vários benefícios à saúde, as evidências sugerem que ele pode não ser tão poderoso. Ainda assim, pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse.
O pensamento positivo é um ato de substituir padrões de pensamento negativos, muitas vezes considerados pessimistas, por padrões de pensamento positivos, muitas vezes considerados otimistas. Para alcançar o pensamento positivo, você pode:
-repetir afirmações positivas constantemente;
-imaginar-se alcançando o sucesso;
-criar pensamentos felizes para bloquear pensamentos estressantes ou desagradáveis;
-dizer coisas boas para si mesmo para aumentar a autoestima.
Um artigo de 2019 observa que o pensamento positivo sugere que você precisa substituir todos os pensamentos e sentimentos negativos por positivos para realizar algo de bom e buscar a felicidade. Mas o autor do artigo observa que existem várias limitações ao pensamento positivo.
O pensamento positivo não pode ser praticado sem reconhecer a realidade do que você está vivenciando e sentindo. De acordo com um estudo de 2020, fundamentar o pensamento positivo na realidade e estabelecer expectativas razoáveis pode melhorar o seu bem-estar geral.
Ao praticar o pensamento positivo, reserve um tempo para observar suas reflexões e sentimentos, praticando exercícios de terapia somática, como autorregulação (consiste nos mecanismos usados para controlar reações emocionais e comportamentais frente a fontes de estimulação positiva ou negativa) ou varredura corporal (ou escaneamento corporal - prática que envolve o escaneamento consciente do corpo em busca de sensações de dor, tensão e outras coisas fora do comum).
Isso pode ajudar a se firmar e a reconhecer como suas observações o estão afetando no momento presente. Tente permitir-se experimentar quaisquer emoções que surjam, como tristeza ou raiva. Você pode então definir expectativas realistas sem negar a si mesmo as emoções que podem surgir naturalmente ao passar por situações difíceis.
Pensar positivamente pode exigir prática, principalmente se você tiver uma visão mais pessimista do mundo ao seu redor. Algumas medidas que você pode tentar para ajudá-lo a se concentrar em um pensamento mais positivo incluem:
-estar aberto para rir e sorrir mesmo durante situações estressantes, tristes ou desagradáveis;
-reservar um tempo para verificar seus pensamentos e tente dar uma interpretação positiva aos padrões de pensamento negativos;
-procurar amigos que compartilhem uma visão positiva do mundo ao seu redor;
-reservar um tempo para se exercitar regularmente e seguir uma dieta saudável;
-praticar o diálogo interno positivo, afirmações e imagens positivas.
Os benefícios do pensamento positivo podem ser diferentes para as pessoas. Você também pode descobrir que é mais fácil conseguir isso com a prática. Alguns possíveis benefícios do pensamento positivo incluem:
1-Gerenciamento de estresse e ansiedade
Um estudo de 2021 encontrou resultados semelhantes em pessoas submetidas a diálise renal. No estudo controlado, os investigadores descobriram que o pensamento positivo ajudou a reduzir a ansiedade e o estresse no grupo de estudo em comparação com o de controle. Eles também observaram que os escores de qualidade de vida percebida também aumentaram. Mas as pontuações de depressão permaneceram as mesmas. Reduzir o nível de estresse pode trazer vários benefícios.
Esses incluem: ajuda no controle de peso, melhor qualidade de sono, mais fácil de conviver com amigos e familiares, humor melhorado e diminuição da tensão muscular. A redução do estresse pode afetar positivamente vários aspectos da saúde física e mental, uma vez que estudos mostram que pode desencadear ou agravar diversas doenças e problemas de saúde mental.
2-Melhor qualidade de vida
A preocupação pode impactar negativamente sua qualidade de vida e levar a problemas de saúde mental, como altos níveis de estresse, sobrecarga ou esgotamento. De acordo com um estudo de 2016, substituir pensamentos angustiantes por ideações positivas tem um efeito benéfico e fornece um substituto eficaz para a preocupação.
3-Pensar melhor
Em um estudo de 2017, os investigadores analisaram os resultados dos alunos quando expostos ao pensamento positivo. No experimento controlado, os alunos do grupo de estudo apresentaram aumento do pensamento criativo e redução do estresse em comparação com o grupo de controle que não se envolveu no pensamento positivo.
Fonte: Psych Central
Cármen Guaresemin
Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão. @Carmen_Gua