Doutor, PEP ou PrEP? Quem pode tomar e como funcionam?
PEP e PrEP são duas formas de proteção contra o vírus HIV, que pode provocar a Aids.
A PEP é dada como uma profilaxia pós exposição. O que acontece? Alguém vive uma situação de risco, por exemplo, tem uma relação sexual sem proteção com alguém que pode eventualmente estar infectado pelo HIV, ou se contaminou usando uma agulha ou seringa compartilhada, no caso de uso de drogas endovenosas, ou, ainda, se picou sem querer no procedimento num consultório médico, no caso de ser um profissional de saúde ou uma enfermeira. Isso tudo pode acontecer e aí você tem que tomar a PEP.
A profilaxia pós exposição tem que ser iniciada de preferência até 72 horas depois do acidente e a pessoa tem que tomar esse remédio por cerca de um mês.
Já a PrEP é a profilaxia pré-exposição. Consiste no o uso de antivirais que tem que ser tomados de preferência diariamente, como uma forma de prevenir a infecção pelo vírus HIV. Existem outras formas de PrEP, como a PrEP sob demanda e a PrEP injetável.
Para ter mais certeza do que mais se aplica para você é importante conversar com um médico.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr