Doutor Jairo
Leia » Relacionamento

Pequenas coisas em um relacionamento podem significar tudo

Aconchegar-se no sofá, dar as mãos ou um abraço pode mostrar ao parceiro que você gosta da proximidade dele - iStock
Aconchegar-se no sofá, dar as mãos ou um abraço pode mostrar ao parceiro que você gosta da proximidade dele - iStock

Redação Publicado em 10/11/2022, às 13h00

Já cantava Sting, no grande sucesso  de 1981 do The Police, "Every little thing she does is magic", que "cada pequena coisa que ela faz é mágica". Grandes gestos de amor podem trazer surpresa e alegria aos parceiros, mas as pequenas coisas nos relacionamentos podem fortalecer consistentemente o vínculo e aumentar a segurança emocional. Você prefere que seu parceiro lhe dê um carro novo ou mostre um pequeno ato de carinho e consideração diariamente?

Para muitas pessoas, afirmações diárias e atos de amor e carinho significam mais do que um gesto singular e grandioso. As pequenas coisas nos relacionamentos podem ser lembretes constantes de que seu parceiro pensa e se preocupa com você.

Pequenos atos contam porque podem ajudar a:
-Reduzir a incerteza
-Proporcionar uma sensação de segurança emocional
-Solidificar o vínculo entre duas pessoas
-Aumentar a empatia
-Reduzir a chance de se separar

De maneiras sutis, as pequenas coisas, mais do que os grandes gestos, podem fortalecer seu relacionamento e fazer o amor durar.

Por que pequenas coisas são tão importantes à saúde do seu relacionamento?

Estudos comprovam a importância das pequenas coisas nos relacionamentos para o amor duradouro – e o bem-estar em geral. Uma pesquisa de 2013 com mais de 5.000 pessoas descobriu que pequenos atos de bondade e consideração eram mais importantes do que gestos de amor genéricos, como receber uma caixa de chocolate. Um estudo de 2016 fez com que os participantes respondessem a um questionário para identificar ações que consideravam importantes sinais amorosos. A maioria dos participantes selecionou atos cotidianos de gentileza, elogios e expressões de apreço como coisas que os fizeram se sentir amados.

Em um estudo de 2020, os pesquisadores descobriram que ter experiências cotidianas de amor estava ligado a níveis mais altos de bem-estar psicológico, sentimentos de propósito e otimismo. Quanto mais expressões de amor uma pessoa recebe diariamente, melhor a sensação de bem-estar que ela tem em geral. Gestos de todos os tamanhos podem transmitir muitas mensagens, como: 'Você é importante para mim', 'eu enxergo você', 'eu aprecio você' e 'suas necessidades e desejos não passaram despercebidos'.

Que pequenas coisas nos relacionamentos você pode fazer?

Cada casal é diferente, e cada pessoa pode valorizar gestos ou esforços diferentes. Compreender essa “linguagem do amor” pode ser o primeiro passo para implementar as pequenas coisas em seu relacionamento. Ser intencional sobre as demonstrações cotidianas pode refletir que você e seu parceiro estão persistentemente escolhendo o amor.

Aqui estão algumas “pequenas coisas” e pequenos gestos que podem contar:

Gratidão

A gratidão é um grande gesto que pode ser expresso em pequenos atos diários de amor. Muitos parceiros dividem as responsabilidades domésticas, mas muitas vezes certas tarefas cabem à mesma pessoa. Lavar a roupa, por exemplo, pode ser algo que seu parceiro normalmente assuma. Ao lavar a roupa você mesmo, está deixando seu parceiro saber por meio de ações que reconhece e aprecia que ele sempre faça essa tarefa. Samantha Saunders, uma conselheira profissional de Washington, explica à Psych Central que esses pequenos gestos podem ser formas de expressar gratidão, e ela pode manter o amor e a apreciação vivos em seu relacionamento.

Satisfazer necessidades e desejos

“Estar atento ao que o outro precisa e quer e dar de maneira que fale com essas necessidades e desejos pode fortalecer todos os relacionamentos”, diz Shar’ron Mason, terapeuta de casamento e família de Indianápolis à Psych Central. Ela dá o exemplo de fazer o café da manhã para seu parceiro que gosta de correr pela manhã e nem sempre tem tempo para comer. Ao preparar o café da manhã, você está usando um gesto para comunicar ao seu parceiro que presta atenção às necessidades dele e que se preocupa com o atendimento dessas necessidades. Outro exemplo pode ser trazer algo para seu parceiro comer, porque você sabe que ele gosta de um lanche no meio do dia, mas pode não ter tempo para fazer isso sozinho.

Proximidade física

Aconchegar-se no sofá, dar as mãos ou dar um abraço na saudação ou na despedida pode mostrar ao seu parceiro que você gosta da proximidade dele e que estar fisicamente perto traz alegria. Um trabalho de pesquisa empírica explorando três estudos sobre a importância do toque nos relacionamentos românticos descobriu que ele estava associado a um maior bem-estar. Este foi o caso mesmo para pessoas com evitação de apego que valorizavam a distância e a autonomia. A proximidade física pode ajudá-lo a nutrir todos os tipos de intimidade, não apenas a física. A intimidade pode levar vocês dois a se sentirem próximos e seguros um do outro.

Conversar

Reservar um tempo para conversar com seu parceiro sobre como está o dia dele pode demonstrar que você está interessado no que está acontecendo e que, porque é importante para ele, é importante para você. Tornar-se disponível ao seu parceiro para compartilhar seu dia, estresses e vitórias também pode ser um gesto de fortalecimento do relacionamento. Lembrar-se de coisas que seu parceiro lhe disse na conversa também é uma coisinha que pode contar para ele. Perguntar a eles sobre o projeto em que estão trabalhando, o estado de saúde de um amigo doente ou o problema que precisam resolver no trabalho pode significar muito para seu parceiro.

Incentivar e apoiar

As pequenas coisas nos relacionamentos não precisam ser apenas ações e nenhuma palavra. Afirmações verbais de gratidão, celebração e encorajamento também são maneiras de mostrar ao seu parceiro que você está torcendo por ele, apoiando-o e deseja vê-lo ter sucesso. Enviar uma mensagem encorajadora no momento em que ele pode precisar de um pouco de apoio extra pode ser útil e significativo. Para adicionar o elemento surpresa, você pode ocultar um adesivo em algum objeto que ele vá abrir com uma mensagem como “eu te amo” ou “eu acredito em você”. Escrever uma carta de gratidão ou receber um cartão em qualquer dia também pode alegrar o dia dele e unir vocês.

Fonte: Psych Central

Veja também: