Redação Publicado em 27/07/2021, às 12h00
Uma pesquisa recente mostrou que oito em cada dez adultos americanos que não receberam a vacina contra o Covid-19 dizem que é improvável que a recebam. Os resultados apontam que haverá mais casos, mais hospitalizações e mais mortes que seriam evitáveis.
Entre aqueles que não foram vacinados, 35% disseram que é improvável que tomem a vacina e 45% disseram que definitivamente não o farão, enquanto apenas 3% disseram que com certeza vão tomar as vacinas e 16% disseram que provavelmente vão, de acordo com a pesquisa da Associated Press e do NORC Center for Public Affairs Research – entidade de pesquisa da Universidade de Chicago.
Embora as vacinas tenham demonstrado oferecer forte proteção contra o novo coronavírus, a pesquisa também descobriu que 64% dos adultos não vacinados têm pouca ou nenhuma confiança de que elas sejam eficazes contra as variantes do coronavírus, incluindo a Delta, que responde por 83% dos novos casos nos Estados Unidos, informou a Associated Press.
Entre os já vacinados, 86% deles têm pelo menos alguma confiança de que as vacinas os protegerão. Os pesquisadores admitem que sempre souberam que alguma parte da população seria difícil de persuadir, não importa o que os dados mostrassem, pois muitas pessoas estão além da persuasão.
Os casos de Covid-19 nos Estados Unidos quase triplicaram nas últimas duas semanas. Para a equipe que organizou a pesquisa, o atual aumento de casos é “uma pandemia de não vacinados”, porque eles são responsáveis por quase todas as hospitalizações e mortes por Covid-19.
A política parece fundamental nas decisões: a pesquisa também descobriu que 43% dos republicanos disseram que não tomaram uma dose e definitivamente, ou provavelmente, não tomarão, em comparação com apenas 10% dos democratas, informou a AP.
Existem também diferenças significativas relacionadas à idade e à educação. Enquanto 37% dos adultos com menos de 45 anos disseram que não foram e provavelmente não serão vacinados, apenas 16% dos entrevistados mais velhos disseram a mesma coisa. Quase um terço (30%) das pessoas sem diploma universitário disseram que não tomaram e provavelmente não tomarão a vacina, em comparação com 18% daqueles com diploma universitário.
No geral, 56,4% de todos os americanos, incluindo crianças, receberam pelo menos uma dose da vacina, de acordo com os dados mais recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
Veja também: