Para a maioria das pessoas, a folia de momo termina na Quarta-Feira de Cinzas. E, claro, muitas podem ter cometido excessos durante os dias de Carnaval, seja de comida ou bebida alcoólica. Se for o seu caso, deve estar se perguntando se existe algum segredo para desintoxicar o organismo. Sim, você pode optar por algum suco detox ou anti-inflamatório.
Cada fruta tem seus benefícios próprios. Se um suco levar melancia, por exemplo, é bom saber que essa fruta é rica em potássio, que aumenta a produção de urina, ajudando a eliminar as toxinas e a reduzir o inchaço. E se tiver canela, melhor ainda, pois essa especiaria acelera o metabolismo, promovendo queima de gordura corporal. Já a água de pepino funciona como diurético natural e tem baixas calorias.
Maçã é fonte de quercetina, flavonoide natural com atividade antioxidante, anti-inflamatória, anticarcinogênica, antiviral, anti-histamínica e cardioprotetora. A cúrcuma apresenta várias propriedades benéficas à saúde, como as atividades antioxidante, antineoplásica, anti-inflamatória, hepatoprotetora, antiespamódica, cardioprotetora e antimicrobiana.
Linhaça é rica em ácidos graxos do tipo ômega 3, responsáveis por atividades anti-inflamatórias, cardioprotetoras, neuroprotetoras e antioxidantes. O abacaxi auxilia na boa digestão, pois aumenta os efeitos de duas enzimas, a tripsina e a pepsina, capazes de fazer com que os alimentos sejam melhor digeridos e facilmente absorvidos pelo intestino.
“Descascar mais e desembalar menos” é o que nutricionistas e nutrólogos indicam, afinal é uma forma de promover ao corpo todo aporte de nutrientes que ele necessita. Também é importante fazer musculação ou caminhada cinco vezes na semana e beber bastante água para desinflamar o corpo.
A primeira orientação é beber muito mais água, porém, de uma a duas vezes por dia, fazer a água de pepino (receita abaixo), além de substituir o tradicional café da manhã por um suco frutas. Lembre-se que para oferecer todos os benefícios esperados, os sucos devem ser preparados com ingredientes naturais, liquidificados, não coados, para consumo imediato e não adoçados.
Vale a pena também investir em temperos detox, como coentro e hortelã. Consuma diariamente, durante esses dias pós-Carnaval, pelo menos cinco cores de alimentos naturais. E troque o tradicional açúcar por purê de maçã para adoçar os alimentos.
Ingredientes
Um pepino grande
Modo de preparo
Passe o pepino pela centrífuga e consuma toda aquela água estruturada
Ingredientes
Melancia com as sementes
Um pedaço da parte branca da melancia
Canela
Uma rodela de banana verde
Modo de preparo
No liquidificador, bata a melancia com a parte branca e as sementes primeiro e depois coe o líquido. Em seguida, bata novamente o líquido coado com a banana e a canela. Acrescente um pouco de água, caso deseje
Ingredientes:
300 g de abacaxi cortado em cubo
1 kiwi cortado em quatro partes
1 ramo de hortelã
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1 colher de sopa de raspas de casca de limão
50 ml de água de coco
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e tome a bebida em seguida.
Ingredientes:
1 cenoura pequena ralada
1 beterraba pequena ralada
Suco de ½ limão
50ml de água
3 fatias de gengibre
1 maçã pequena cortada em cubos
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e tome a bebida em seguida.
Ingredientes
300g de abacaxi cortado em cubo
1 maçã pequena cortada em cubos
1 colher de sobremesa de chia
50ml de água
Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.
Ingredientes:
1 maçã média sem sementes
3 fatias de abacaxi
200 ml de água de coco
1 colher de chá de cúrcuma
1 colher de chá de linhaça
Modo de preparo:
Limpe e corte as frutas, coloque todos os ingredientes no liquidificador. Para consumo imediato, pode adicionar água e gelo a gosto. Não deve ser coado, nem adoçado.
Fontes:
-Água Doce Sabores do Brasil
-Gisela Savioli é nutricionista clínica funcional, fitoterapeuta, além de especialista em Saúde da Mulher no Climatério pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSPUSP) e graduanda pelo Instituto de Medicina Funcional dos EUA - @giselasavioli
-Marcella Garcez é médica nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da entidade - @dra.marcellagarcez
Cármen Guaresemin
Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão. @Carmen_Gua