Redação Publicado em 14/03/2022, às 10h00
Você quer algo do seu parceiro que ele não está disposto a dar. Talvez você simplesmente queira que ele se despeça regularmente antes de sair de casa, ou que ele seja menos mandão nas interações cotidianas. Seja o que for, você pode se sentir frustrado por não conseguir fazer com que ele concorde com o seu pedido. Embora você nunca consiga fazer com que ele mude na medida que você deseja, há uma abordagem de três etapas que pode ajudar.
Ajuda iniciar as conversas com uma nota positiva, compartilhando sentimentos assertivos que você tem sobre seu parceiro. pode falar como ele é amoroso, quão generoso foi ou que você gosta de passar tempo com ele. Porém, é essencial que você realmente queira dizer o que diz. Caso contrário, a falta de sinceridade pode parecer manipulação.
Exemplo: “Eu amo como você costuma me enviar mensagens de texto durante o trabalho. Você realmente me faz sentir importante”.
Declare de forma breve e clara o que você quer e explique como ele honrar seu pedido afetará você ou o relacionamento. Além disso, certifique-se de fazer o pedido diretamente – peça o que você quer – em vez de apenas fazer uma declaração. Se for algo indireto ou você fizer referências vagas, a outra pessoa pode não entender a solicitação ou pode receber uma mensagem confusa. Como resultado, você provavelmente não conseguirá o que deseja e pode acabar se sentindo confuso, frustrado, rejeitado ou com a sensação de ser desrespeitado.
Exemplo: “Eu me sentiria mais perto de você se fôssemos para a cama juntos todas as noites. Você trabalharia comigo para fazer isso acontecer?”
Embora tornar seus desejos conhecidos seja importante, é igualmente importante perguntar sobre os pensamentos e sentimentos de seu parceiro. Muitas vezes as pessoas não pensam em fazer perguntas porque assumem que já sabem o que o outro pensa ou sente – mas essas suposições, às vezes, estão erradas. Além disso, ao fazer perguntas, seu parceiro tem a oportunidade de sentir que você realmente quer ouvir o que ele pensa e sente. Mesmo que você já saiba a resposta, perguntar pode ajudá-lo a sentir mais fortemente que você se importa. Quando o que ele quer conflita com o que você quer, você pode tentar negociar um acordo.
Exemplo: “O que você acha de irmos para a cama juntos à noite?”
Se ele não quiser fazer isso porque quer ir para a cama mais tarde do que você, um acordo pode ser: você estaria disposto a se deitar comigo por um tempo? Então você pode voltar para fazer o que quiser. Se passar por esse processo resultar em seu parceiro concordar com seu pedido, certifique-se de que ele saiba que você o aprecia. Isso pode aumentar seus sentimentos positivos em relação a ele, além de ajudá-lo a se sentir bem.
No entanto, se não funcionar, você pode perguntar se há algo que possa fazer para torná-lo mais inclinado a concordar com sua solicitação. Ainda assim, a resposta pode ser “não”. Por tudo isso, tenha em mente que seu relacionamento é maior do que esse dilema. Enquanto vocês continuarem a falar com franqueza, carinho e um verdadeiro esforço para trabalhar juntos de forma construtiva, vocês dois continuarão a se sentir bem com seu relacionamento, e vão negociar outros desentendimentos com sucesso.
Nota da redação: Embora certos termos estejam no masculino, o texto se dirige a todos os tipos de parcerias.
Fonte: Leslie Becker-Phelps, PhD é psicóloga licenciada em NJ e NY, e faz parte da equipe do Hospital Universitário Robert Wood Johnson, Nova Jersey, Estados Unidos. Atua como psicoterapeuta, palestrante e escritora. É autora de Insegurança no amor, da Editora Gente.
Veja também: