Doutor Jairo
Leia

Quanto maior sua companhia no almoço, maior será seu apetite, sugere estudo

Imagem Quanto maior sua companhia no almoço, maior será seu apetite, sugere estudo

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h20 - Atualizado às 23h57

Ilustração da Universidade de Cornell (Shimizu, Hancock & Wansink, Appetite, 2014)

Sabia que o peso das pessoas que estão com você ou ao seu lado no restaurante pode interferir na quantidade de comida que você ingere? Pelo menos é o que diz um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

De acordo com o trabalho, as pessoas tendem a comer mais e fazer escolhas menos saudáveis quando estão perto de alguém com excesso de peso. O resultado foi publicado na revista científica Appetite.

Os pesquisadores recrutaram 82 estudantes, divididos em quatro grupos, para participar de um almoço, e contrataram uma atriz para usar uma prótese que fazia com que parecesse ter 22 quilos a mais.

Para o primeiro grupo, a atriz usava a prótese e se servia com uma quantidade moderada de macarronada e bastante salada; para o segundo, fazia o prato da mesma forma, só que sem a prótese; para o terceiro, ela caprichava na massa e pegava bem pouca salada com a “roupa de gorda”; e, para o último, fazia o mesmo, só que exibindo seu peso normal.

O resultado foi que os participantes colocaram 31,6% mais macarronada no prato quando a atriz usou a prótese, independente do que ela comia. Na verdade, na ocasião em que ela pareceu mais gorda e escolheu mais salada, os estudantes colocaram 43,5% menos vegetais no prato.

Para os pesquisadores, a simples presença de alguém obeso por perto aumenta a tendência a perder o controle sobre a alimentação. Mas isso não é motivo para alimentar preconceito, ok? Segundo eles, a solução é simples: basta planejar o que se vai comer antes de fazer o prato e se concentrar na meta.