Segundo estudo, malhar pela manhã pode fazer a pessoa queimar mais calorias durante o dia
Dr. Jairo Bouer Publicado em 16/10/2023, às 14h00
Um estudo publicado na revista Obesity sugere que a manhã é o melhor período para fazer atividade física. Malhar entre 7 e 9 horas poderia ajudar na perda de peso.
Pesquisadores da Universidade Politécnica de Hong Kong utilizaram dados de uma grande pesquisa norte-americana, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que incluiu hábitos de exercícios, alimentação e estilo de vida de mais de 5.200 adultos.
Pessoas que praticavam exercícios de intensidade moderada a vigorosa pela manhã tinham índice de massa corporal (IMC) mais baixo do que aquelas pessoas que se exercitavam no meio do dia ou à noite.
Mas outras questões ligadas ao estilo de vida podem ajudar quem faz atividade física pela manhã: essas pessoas tinham maior regularidade, não fumavam, não bebiam em excesso e consumiam menos calorias.
Os especialistas sugerem que pela manhã nosso relógio biológico pode estar mais focado em processos metabólicos. A queima de gordura pode ser mais eficaz após o jejum da noite, ou depois de uma pequena refeição matinal. Além disso, passar o dia todo com o metabolismo mais ativo após o exercício matinal seria mais vantajoso do que malhar à noite e ir dormir algumas horas depois.
Recado final: se você está tentando perder peso e enfrenta dificuldades, que tal mudar o horário da sua atividade física? Pelo menos de acordo com esse estudo, a medida pode funcionar.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
Calistenia ao ar livre! 10 exercícios para fazer no parque ou na praia
Corrida pode funcionar como antidepressivo natural?
Um recado para quem gosta de dormir e acordar mais tarde
Metabolismo: o que você pensava sobre ele está errado, mostra estudo