Raspar ou descolorir a sobrancelha é tendência, mas é preciso cuidado

A maioria dos adeptos é jovem, em especial os da geração Z, nascidos entre 1995 e 2010

Cármen Guaresemin Publicado em 04/08/2023, às 18h00

A rapper americana Doja Cat aderiu à tendência das sobrancelhas raspadas no ano passado - Reprodução Instagram

Pode parecer novidade, mas Madonna, sempre ela, já fazia isso em 1992: raspar ou descolorir as sobrancelhas. Já a rapper americana Doja Cat aderiu à tendência das sobrancelhas raspadas no ano passado e, desde então, no lugar delas faz diversas maquiagens com desenhos divertidos. A modelo Kendall Jenner não foi tão longe, preferiu algo menos radical: descolorir.

Sim, parece algo que apenas aqueles mais munidos de coragem fariam - mas uma crescente comunidade de pessoas está se arriscando. A maioria dos adeptos é jovem, em especial os da geração Z, nascidos entre 1995 e 2010. O que não é de se estranhar, já que são conhecidos por defenderem a fluidez. Assim, mostram que buscam além de mudanças, originalidade. Mas há aqueles que estão apenas adotando a tendência para ficar com um visual totalmente novo.

Faz mal?

De um modo geral, segundo especialistas, é seguro depilar ou pintar as sobrancelhas, desde que você o faça com cuidado e use as ferramentas e produtos certos, limpando-os adequadamente. Antes, porém, é preciso que a pessoa tenha absoluta certeza de que quer mesmo fazer isso.

Por quê? Porque isso vai mudar todo o visual, então não é algo para fazer em um momento de empolgação. Além de funcionarem como forma de proteção para os olhos, as sobrancelhas também são consideradas a moldura dessa região, sendo assim de grande importância estética para o rosto. Sim, na maioria das vezes, os fios voltarão a crescer, mas levará tempo. As taxas de crescimento variam de pessoa para pessoa, mas, geralmente, pode levar até seis semanas até que elas voltem para onde estavam antes.

É importante levar em conta que a área da pele abaixo da sobrancelha é mais sensível do que outras áreas que costumamos depilar, já que é mais fina e fica diretamente no osso da sobrancelha. Isso significa que há um risco aumentado de entalhes, cortes e sangramento. A sobrancelha também é uma área pequena, raspar é mais difícil, então é necessário ser preciso. Para quem tem medo de se cortar, outras opções são pinça ou cera, no entanto, fazer repetidamente qualquer um desses procedimentos na mesma região pode fazer com que os fios voltem a crescer mais devagar e com menos frequência.

Pode demorar a crescer

“Raspar com lâmina os pelos das sobrancelhas, corpo ou cabelos não traz nenhum malefício. Os fios continuarão crescendo normalmente e é mito achar que eles engrossam. Mas se os pelos forem removidos desde a raiz, corre-se o risco de que eles não cresçam mais”, alerta a dermatologista Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). E acrescenta: “Isso porque a raiz dos pelos tem uma ‘vida útil’, ou seja, está programada para o nascimento de um certo número durante a vida. O ato de arrancar os pelos constantemente faz com que eles parem de nascer depois de um tempo”.

E é preciso lembrar que as sobrancelhas ajudam a proteger nossos olhos: "Nós não indicamos raspar totalmente as sobrancelhas, pois, além de ser ‘a moldura’ do nosso rosto, ela é responsável por ‘segurar’ as impurezas e até mesmo o suor, uma proteção para os nossos olhos. Dependendo da pessoa, pode ocorrer falhas ao crescer, e até atingir o tamanho normal pode ficar um aspecto estranho”, comenta Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas, rede de estética facial.

Madonna na entrega dos prêmios Grammy de 2023 - Foto: Excelsior.com

Já a aplicação de tinturas e descolorantes em excesso e utilização de maquiagens inadequadas também podem prejudicam o crescimento das sobrancelhas, tornando-as enfraquecidas e podendo favorecer o afinamento e o aparecimento de falhas nos pelos dessa região.

“Uma das principais causas das falhas nas sobrancelhas é a depilação frequente e repetida da região, pois o hábito torna os fios fracos, podendo parar de nascer e crescer. Por isso, é importante respeitar um intervalo de pelo menos 20 dias entre uma depilação e outra”, frisa a dermatologista Paola Pomerantzeff, também membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

E se houver arrependimentos?

No caso de possíveis arrependimentos, a boa notícia é que é possível adotar alguns cuidados para fazer com que os fios da região voltem a crescer fortes e saudáveis, como a adoção de uma dieta balanceada e rica em nutrientes que vão favorecer o bom funcionamento do organismo como um todo.

Paola lembra que existem produtos seguros formulados com ativos que podem ser receitados por dermatologistas para acelerar o crescimento das sobrancelhas e ajudar no tratamento de possíveis falhas. “A bimatoprostota é um ativo que modifica o ciclo natural dos fios, fazendo que passem a crescer o dobro, além de torná-los mais espesso e pigmentados. Já o minoxidil age por meio da vasodilatação da região, aumentando o aporte de nutrientes e oxigênio para os fios, que passam a crescer mais rápidos e espessos”, finaliza a dermatologista.

Veja também: 

comportamento beleza geração z sobrancelha

Leia também

Sobrancelhas sinalizam emoções: saiba como arqueá-las


Os filtros das redes sociais impactam na busca por procedimentos


Mito ou verdade? Dermatologista desvenda 20 dúvidas sobre a pele


Meninos da geração Z sentem mais conforto para contar sexualidade para os pais