Doutor Jairo
Ouça » Saúde mental

Tricotilomania e tricotilofagia: como parar de arrancar e comer cabelo

Seguidora diz que arrancar e comer os próprios fios de cabelo alivia sua ansiedade - iStock
Seguidora diz que arrancar e comer os próprios fios de cabelo alivia sua ansiedade - iStock

Doutor, tenho tido um desejo incontrolável de arrancar os fios de cabelo e comer desde a raiz. Parece que dá um prazer e alivia a minha ansiedade, só que está difícil disfarçar para as minhas amigas. O que eu faço?

Pelo que você descreve, você tem uma dificuldade de controle dos seus impulsos – você tem um desejo incontrolável de arrancar os fios de cabelo e comê-los. Você pode ter o que a gente chama de tricotilomania (hábito de arrancar o próprio cabelo) e tricotilofagia (arrancar e comer o próprio cabelo).

Essa é uma tentativa de aliviar alguma ansiedade, alguma angústia que você está enfrentando, mas não é a melhor alternativa. Primeiro, porque você pode ter cicatrizes no seu couro cabeludo e áreas de alopecia, ou seja, áreas sem cabelo, que vão ficar evidentes depois. Além disso, esses fios podem se acumular no seu estômago e provocar até uma interrupção do trânsito intestinal.

Assim, é importante que você procure um profissional de saúde mental que ajude a controlar essa ansiedade.

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr