Sol, cloro da piscina e água do mar podem causar danos ao couro cabeludo e aos fios
Jaqueline Zmijevski (dermatologista)* Publicado em 02/10/2022, às 09h00
Estamos nos aproximando dos meses mais quentes do ano, época de sol, praia, calor, mar e piscina. Então, quem deseja manter os cabelos bonitos e saudáveis deve adotar alguns cuidados extras com as madeixas. Isso porque, assim como a pele, os fios também sofrem danos nesse período do ano.
Hoje, a grande maioria das pessoas se submete a processos químicos como escovas progressivas, descolorações e tinturas, procedimentos que causam danos à estrutura capilar. O cabelo já danificado por esses processos, quando exposto ao mar, por conta do sal, ou mesmo à areia, ao cloro, ao vento ou a radiação solar, sofre danos na estrutura do fio, que é composta por proteínas que são danificadas com essa exposição sem proteção.
Além dos fios, o próprio couro cabeludo pode sofrer com danos causados pela radiação solar, que gera queimaduras na região, principalmente naqueles que têm os cabelos muito finos e, muitas vezes, se esquecem de usar o chapéu ou boné e de passar o protetor solar, normalmente em spray, no couro cabeludo.
Então, para evitar os danos ao cabelo e ao couro cabeludo, a melhor opção é sempre protegê-los através do uso de bonés ou chapéus de abas largas com proteção ultravioleta FPS 50, que deve estar presente no próprio material de confecção. É aconselhável também o uso de leave-ins que ofereçam proteção térmica e solar aos fios.
Quem possui fios descoloridos ou tingidos deve redobrar a atenção com relação à piscina, que pode desbotar ou alterar o tom dos cabelos. Isso pode acontecer especialmente com os cabelos descoloridos, já que são mais porosos e absorvem o cloro e o cobre da água da piscina. Esses elementos, quando em contato com os cabelos, conferem um tom esverdeado aos fios. Para evitar que isso aconteça, aplique um protetor térmico ou leave-in antes do mergulho ou, ainda, molhe os cabelos com água no chuveiro.
Ao final do dia de praia ou piscina, é recomendado caprichar na hidratação dos fios. Invista em xampus e máscaras com ativos de alta propriedade hidratante. Se você for viajar, vale a pena levar no nécessaire ampolas de hidratação rápida, o que pode ser feito no próprio chuveiro. Além disso, é importante evitar o uso de fontes de calor. Uma ótima dica é usar e abusar do estilo “beach waves”, no qual você deixa os fios secarem naturalmente. Já para ajudar no controle do frizz, utilize leave-ins ou óleos capilares após a lavagem.
Cabelos secos e ressecados são coisas diferentes: saiba como tratar
Cabelos oleosos: saiba como cuidar dos fios e do couro cabeludo
Entenda os principais problemas que afetam o couro cabeludo
Cabelos ficam mais finos e menos pigmentados com envelhecimento