Pesquisadores decidiram analisar a literatura científica para responder à questão
Tatiana Pronin Publicado em 10/01/2025, às 10h00
A maioria das pessoas imagina que que os relacionamentos românticos são mais importantes para as mulheres do que para os homens. Afinal, esse é um tema muito mais frequente em revistas e sites femininos do que naqueles direcionados ao público masculino. Além disso, nos filmes, é mais comum encontrar mulheres solteiras motivadas a encontrar o amor.
Mas será que esse estereótipo corresponde à realidade? Relacionamentos estáveis são realmente mais importantes para as mulheres ou isso é apenas um mito?
Iris Wahring, do Instituto de Psicologia da Universidade Humboldt (Alemanha), Jeffry Simpson, da Universidade de Minnesota (EUA), e Paul van Lange, da Vrije Universiteit Amsterdam (Países Baixos), reuniram e analisaram os resultados de mais de 50 estudos científicos sobre diferenças de gênero em relacionamentos heterossexuais.
As descobertas foram surpreendentes e inesperadas, como você vê a seguir:
- Os homens tendem a se concentrar mais em estabelecer relacionamentos estáveis.
- Além disso, o bem-estar e a saúde dos homens se beneficiam mais de relacionamentos românticos do que os das mulheres.
- Até mesmo a expectativa de vida dos homens está mais fortemente associada ao fato de estarem em um relacionamento estável do que a das mulheres.
Outros resultados do estudo foram menos surpreendentes, mas ainda interessantes:
- Os homens têm menos probabilidade do que as mulheres de terminar um relacionamento.
- Eles também têm maior tendência a sentir solidão após o término e são menos propensos a enxergar o lado positivo de uma separação.
O estudo, recentemente publicado na renomada revista Behavioural and Brain Sciences, analisou os resultados de mais de 50 estudos psicológicos e sociológicos – a maioria publicada nos últimos 20 anos – e os reuniu em um modelo que considera as diferenças de gênero em diferentes fases dos relacionamentos. Até agora, tal modelo não existia, embora a conexão entre relacionamentos e saúde, por exemplo, seja amplamente documentada.
No modelo teórico apresentado, os pesquisadores oferecem várias explicações para suas descobertas. Para eles, a explicação mais significativa está nas necessidades emocionais, como explica Iris Wahring, autora principal do estudo:
Sabemos, a partir de inúmeros estudos, que as mulheres geralmente recebem mais suporte emocional do ambiente social do que os homens. Por isso, homens heterossexuais dependem mais de suas parceiras para atender às suas necessidades emocionais do que as mulheres heterossexuais. Em resumo, os relacionamentos estáveis são psicologicamente mais importantes para os homens do que para as mulheres."
Os resultados da pesquisa são significativos para a compreensão da saúde e do papel central dos relacionamentos e amizades na vida das pessoas.
"As normas sociais influenciam o fato de as mulheres compartilharem emoções com mais frequência e apoiarem umas às outras de forma mais intensa do que os homens. Até mesmo crianças pequenas vivenciam essas normas, segundo as quais é muito mais comum e apropriado para meninas do que para meninos compartilhar emoções e vulnerabilidades", comenta o coautor Paul van Lange.
Sem uma parceira, os homens frequentemente carecem de contatos sociais – ou seja, de pessoas com quem possam se abrir e que os apoiem emocionalmente. Isso pode ter consequências profundas para a saúde e o bem-estar.
O estudo baseia-se exclusivamente em descobertas sobre relacionamentos heterossexuais, principalmente em países industrializados ocidentais. "Estudos futuros precisarão responder às diferenças específicas de gênero entre homens e mulheres em relacionamentos homossexuais ou em outras culturas", conclui van Lange.
Fonte:
Wahring, I. V., Simpson, J. A., & van Lange, P. A. M. (in press). Romantic Relationships Matter More to Men than to Women. Behavioral and Brain Sciences.
Relacionamento esfriou? 7 dicas para reacender a chama
Entenda o movimento 4B, que une mulheres que não querem mais homens
Psicólogas explicam diferença entre sexo e amor para os homens
Infidelidade sexual tem a ver com insatisfação no casamento?