Segundo pesquisadores, uma semana longe das redes sociais gera esse benefício
Redação Publicado em 17/05/2022, às 16h57
Você anda se sentindo “pra baixo”, sem motivação, com excesso de preocupações e dificuldades para dormir? Pois cientistas têm uma dica do que você pode fazer para ter alívio em pouco tempo: fique longe das redes sociais por apenas uma semana. Isso mesmo!
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Bath, no Reino Unido, descobriu que dar apenas sete dias de pausa para plataformas como Instagram, Facebook, Twitter e TikTok pode melhorar a saúde mental de uma pessoa de maneira significativa. Sem contar no tempo ganho para fazer outras coisas importantes, como bater um papo com alguém na hora das refeições.
O estudo contou com 154 indivíduos de 18 a 72 anos que utilizavam mídias sociais todos os dias. Eles foram selecionados aleatoriamente e divididos em dois grupos. O primeiro recebeu a orientação de ficar longe das plataformas durante uma semana. O outro funcionou como controle, e seguiu com seus hábitos de navegação.
Todos os participantes passaram por testes para avaliação de bem-estar e de sintomas ansiosos e depressivos antes e depois da intervenção. Eles também utilizaram aplicativos para medir quanto tempo gastavam por dia nas redes sociais.
Quando a pesquisa começou, os participantes gastavam cerca de oito horas por semana conferindo posts e vídeos nas plataformas. Durante o experimento, quem se propôs a fazer uma pausa gastou, em média, 21 minutos ao longo da semana nas redes sociais, ou seja, não foi uma abstinência completa.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Jeff Lambert, passar o olho nas mídias sociais é um hábito tão arraigado que fazemos isso sem perceber, desde o momento em que acordamos até a hora de dormir. De qualquer forma, 21 minutos é pouco se comparado às cerca de sete horas gastas pelo grupo controle.
Os resultados, publicados este mês na revista norte-americana Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, não deixam dúvidas. O grupo que fez uma pausa das redes teve melhoras expressivas nos níveis de bem-estar, o que não foi observado no controle.
Confira:
"Muitos de nossos participantes relataram efeitos positivos por estarem fora das redes sociais, com melhora do humor e menos ansiedade em geral. Isso sugere que mesmo uma pequena pausa pode ter um impacto”, afirmou Lambert.
A equipe agora quer aproveitar o estudo para ver se essa pequena pausa pode ajudar diferentes populações, como, por exemplo, jovens ou indivíduos diagnosticados com problemas de saúde física e mental.
Outra proposta é acompanhar os participantes por mais tempo, para ver quanto os benefícios da pausa podem perdurar. Os autores acreditam que, no futuro, é possível que a medida seja recomendada por profissionais de saúde mental para gerenciar sintomas de ansiedade e depressão a curto prazo.
Esse tipo de detox digital é barato, e não exige tempo – pelo contrário, alguns participantes relataram a sensação de ter ganhado nove horas a mais na semana. Mas é preciso ter disciplina e ajuda para vencer um comportamento que se tornou automático.
Veja também:
Redes sociais ajudam ou atrapalham os relacionamentos?
"Epidemia de ansiedade” é algo novo ou é culpa da pandemia?
Fadiga de disponibilidade: saiba o que é e como lidar
12 sinais de depressão que podem passar despercebidos