Como falar de saúde mental de uma maneira aberta, mas ao mesmo tempo segura?
Temos enfatizado, há algum tempo, que é importante naturalizarmos as discussões sobre saúde mental – todo mundo fala sobre saúde física, mas evita falar em transtornos mentais.
Falar sobre o assunto é extremamente importante, e precisamos falar de uma maneira direta, acolhedora e sem negar o sofrimento do outro. Podemos mostrar que existe saída, existem possibilidades, e que o sofrimento nunca é para sempre. E é muito importante que essa pessoa busque ajuda, procure falar sobre o que está sentindo e que tenha o apoio de pessoas em quem ela confia, que ela pode ter apoio de suas redes de contato e que, eventualmente, ela possa ter o apoio de um profissional de saúde mental.
Como você pode ajudar? Você deve ouvir, sem julgamentos, sem negligenciar o sofrimento, e mostrar que esse sofrimento pode ter saída e que você está ali para acolher e para trocar com essa pessoa o máximo possível.
@jairobouer LEMBRETE: a gente precisa falar disso! ✨ #jairobouer#redesaudemental#saudemental♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr