A sensação de pertencimento na escola, caracterizada por afeto positivo em relação ao ambiente, relacionamentos sólidos com professores e a sensação de ser socialmente valorizado, traz benefícios importantes e imediatos para a saúde mental dos estudantes.
A conclusão acima é de um estudo colaborativo, que contou com pesquisadores das universidades Monash, Melbourne, Deakin, e o Instituto Murdoch, na Austrália. O trabalho contou com dados de mais de 1.500 jovens adultos acompanhados ao longo do tempo, que tiveram sua saúde mental de longo prazo avaliada até a vida adulta.
A pesquisa avaliou especificamente os efeitos da sensação de pertencimento escolar aos 15-16 anos e sintomas de saúde mental aos 19-20, 23-24 e 27-28 anos.
Segundo a autora principal, Kelly-Ann Allen, os resultados indicam que níveis mais altos de pertencimento escolar estão relacionados a níveis mais baixos de depressão, ansiedade e estresse na juventude adulta.
"O estudo destaca a importância do pertencimento escolar na adolescência, especialmente a sensação de ser socialmente valorizado, como um fator protetor contra problemas de saúde mental posteriores. Os resultados enfatizam a necessidade de intervenções e programas sustentados que se estendam além do ambiente escolar, estabelecendo uma base sólida para o engajamento positivo em vários ambientes durante a transição para a vida adulta", afirmou a pesquisadora.
De acordo com a equipe, essas descobertas surgem em um momento crucial, já que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) identifica o pertencimento como uma grande tendência na educação com o potencial de combater o aumento da solidão, isolamento social e problemas de saúde mental em muitas sociedades.
Os pesquisadores observam que quando os alunos se sentem conectados à escola, existe um fio comum que apoia seu crescimento e realização. Isso constrói confiança e apoia o bem-estar.
A pesquisa destaca a importância do pertencimento escolar como alvo de intervenção com impactos duradouros na saúde mental. À medida que as escolas e comunidades buscam enfrentar os desafios enfrentados pela juventude de hoje, concentrar-se em iniciativas que melhorem o senso de aceitação e respeito dos alunos dentro do ambiente escolar torna-se primordial.
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY. Twitter: @tatianapronin