Jairo Bouer Publicado em 04/12/2020, às 08h02 - Atualizado às 10h12
Será que você toparia um casamento, uma relação absolutamente sem sexo? Possível é.
No entanto, sabemos que no mundo ideal, se é que podemos falar assim, o bacana seria se a gente conseguisse unir tudo em um relacionamento: sexo, afeto, amor, intimidade, respeito, autonomia, individualidade preservada, entre outros.
Todas essas questões seriam importantes para a gente ter uma melhor qualidade na relação a dois. Isso significa que a falta de sexo indica uma baixa qualidade?
Alguns casais não toleram a diminuição ou ausência de sexo e, muitas vezes, encerram um ciclo das suas vidas por conta dessa questão da sexualidade. Já outros lidam relativamente bem com essa queda.
Pode ser que, de alguma forma, existam compensações para essa carência da relação sexual, por exemplo: parceria, carinho, intimidade, confiança, segurança, filhos, família, planos, projetos, etc. Isso tudo isso acaba fazendo que o relacionamento se mantenha mesmo sem a presença de uma vida sexual.
É possível que uma das partes do casal esteja enfrentando dificuldades na hora H, como demora para chegar ao orgasmo, ejaculação precoce. Porém, pode acontecer de um estar mais cansado, estressado.
Então, caso isso esteja incomodando, vale tentar entender os fatores que estão envolvidos na situação. Isso pode acontecer por conta própria, mas a terapia em casal pode ser uma opção.
Casais que duram muito tempo e que mantém uma vida sexual satisfatória e feliz ressaltam a importância do respeito, do dialogo, da tolerância, entender os limites um do outros, respeito às individualidades, autonomia na hora de decisões importantes na vida, suporte, segurança.
Quebrar monotonia também é um ponto que vale ser considerado, viajar, ficar um pouco distante dos filhos, ter um momento a sos, usar fantasias, brincar, tornar o encontro sexual mais lúdico, trazer uma carga emocional mais legal para ele, isso tudo pode melhorar, sem dúvida nenhuma, a qualidade da vida sexual do casal.
É claro que cada casal é um casal, mas conversando é menos complicado de entender o que está atrapalhando e o que pode melhorar. Quem sabe isso não sinaliza uma vida mais longa, saudável e feliz na cama e fora dela.
Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube