Você é uma pessoa "gato" ou uma pessoa "cachorro"? Veja as diferenças
Redação Publicado em 09/05/2022, às 11h00
Você é uma “pessoa gato” ou uma “pessoa cachorro”? A resposta pode dizer muito sobre sua personalidade. Uma pesquisa feita pela Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, revela que algumas ideias comuns sobre características de amantes de animais de estimação podem ser verdadeiras. Você também pode ser muito mais parecido com seu amigo peludo do que jamais imaginou. Confira a seguir os traços mais associados a cada um dos animais, de acordo com a teoria dos Cinco Grandes Traços de personalidade, bastante utilizada em estudos desse tipo.
Traço de personalidade: conscienciosidade
A pesquisa online pediu que os respondentes se classificassem como "pessoas de gatos" ou "pessoas de cães". Em seguida, elas responderam perguntas destinadas a revelar a verdadeira personalidade. Pessoas de cães eram 11% mais conscienciosas do que as de gatos. O que significa que elas têm mais autodisciplina, forte senso de dever e tendência a ser planejadoras.
Traço de personalidade: extroversão
Você gosta de aproveitar o dia na companhia de outras pessoas? Se você é uma "pessoa cachorro", é provável que sim, elas eram 15% mais extrovertidas do que "pessoas gato" na pesquisa. O que significa ficar à vontade na presença de desconhecidos, se comunicar bem, ter entusiasmo e energia.
Traço de personalidade: agradabilidade
De acordo com a pesquisa, se você gosta de cães, tem 13% mais chances de ser mais agradável do que uma pessoa de gatos. Pessoas agradáveis tendem a ser confiantes, altruístas, gentis, afetuosas e sociáveis.
Se os cães tendem a ser enérgicos, fiéis e fáceis de conviver, bem, as pessoas que os amam também. Mas o autor da pesquisa e psicólogo Sam Gosling admite que as diferenças entre gatos e cães não são enormes, pois, certamente, há muitos, muitos felinos que são extrovertidos e muitos, muitos cães que não são.
As pessoas com cães superam as pessoas com gatos
Quase metade dos que participaram da pesquisa se autodenominam "pessoas cachorro". Apenas 12% dizem que são "pessoas gato". Quantas pessoas amam gatos e cachorros? Um pouco mais de um quarto do grupo. No geral, os amantes de animais de estimação governam a nação. Apenas 15% dos pesquisados disseram que não gostam de nenhum animal.
Vantagens: amoroso e leal
Cães ganharam legitimamente sua reputação como o melhor amigo do homem. Não importa o tamanho ou a raça, um cão proporciona uma vida inteira de amor e lealdade. Eles são animais sociais e prosperam na companhia humana. Certas raças, como Rottweilers, também são excelentes protetores.
Desvantagem: deve ser treinado
Mesmo o melhor cachorro pode ter alguns comportamentos não tão fofos. Eles latem, pulam, cavam, puxam a coleira ou até rosnam e mordem. Para conter o mau comportamento, você precisa ensinar ao seu cão o que é bom e o que não é. Alguns são fáceis de treinar, enquanto outros levam mais tempo e prática. De qualquer forma, tempo e dinheiro gastos em aulas de adestramento farão do seu cachorro um amigo delicioso para os próximos anos.
Vantagem: energia sem limites
Se você está procurando um companheiro de brincadeiras e atividades, não há nada melhor do que um cachorro. A maioria das raças é brincalhona e adora estar ao ar livre. Um cachorro pode ser um ótimo companheiro para correr, caminhar ou passear no parque. Se você está tentando entrar em forma, ele é um companheiro de exercício fantástico. A atividade física é tão importante para os cães quanto para as pessoas.
Desvantagem: pelo em todos os lugares
Todos os cães perdem pelo menos um pouco de pelo, mesmo as raças consideradas mais adequadas a alérgicos. Quanto mais longo e grosso, mais pelos de cachorro você encontrará em suas roupas, tapetes e móveis. Eles também podem ficar sujos e emaranhados, então espere dar banho e escovar seu cão ou pagar alguém para fazer isso por você. (Gatos também soltam pelos, e os de pelagem longa, como persas, precisam ser escovados todos os dias).
Se você conhece a linguagem corporal dos cães, pode dizer como eles estão se sentindo e o que estão tentando dizer. Os cachorros podem:
-Arregalar os olhos se eles se sentirem ameaçados;
-"Sorrir" como um sinal de submissão;
-Levantar as orelhas e a cauda quando estiver alerta ou agressivo;
-Fazer-se parecer menor quando está com medo.
Traço de Personalidade: neuroticismo
Se você se estressa facilmente, pode ser uma pessoa "gato". Essas pessoas eram 12% mais neuróticas do que pessoas com cães. Isso significa que são mais ansiosas e preocupadas.
Traço de Personalidade: aberto
Você está aberto a experimentar coisas novas? Pessoas com gatos eram 11% mais propensas a serem abertas a experiências, de acordo com a pesquisa. Pessoas assim tendem a ser mais curiosas, criativas, artísticas e a pensarem de modo não tradicional.
Você prefere passar o tempo sozinho? Sempre quer experimentar coisas novas? Então você poderia ser uma "pessoa gato". A pesquisa descobriu que os tutores de gatos eram mais propensos a serem curiosos, não convencionais em pensamentos e ações e mais propensos a se preocuparem do que os donos de cães.
Vantagem: independentes
Os gatos notoriamente necessitam de pouco para se manter. Eles não precisam ser banhados ou levados para passear. Podem ser deixados sozinhos por horas a fio. Porém, lembre-se que mesmo que os felinos gostem de fazer suas próprias coisas, eles ainda precisam de muito amor e atenção. Dedique algum tempo todos os dias para brincar com seu gato, limpá-lo ou apenas dar-lhe ternura, amor e carinho.
Desvantagem: podem ser distantes
Alguns gatos adoram socializar, mas outros preferem ficar escondidos, especialmente quando novas pessoas o visitam. Na verdade, seus amigos podem nem perceber que você tem um gato. Aqueles que não estavam suficientemente perto de pessoas quando filhotes podem ser ariscos. E até mesmo o gato mais amigável vai pular do seu colo e sair correndo quando achar que recebeu a atenção que desejava.
Vantagem: companhia aconchegante
Quando se trata de carinho, os bichanos levam o prêmio. E a maioria dos tutores de gatos dirá que o som de um deles ronronando é profundamente reconfortante. De fato, quando os pesquisadores olharam de perto, descobriram que os níveis de estresse e a pressão arterial caíram ligeiramente em pessoas que se aconchegavam com um gatinho ronronando.
Desvantagem: a caixa de areia
Ninguém gosta de limpar as caixas de areia. Mas elas são essenciais se você tem um gato dentro de casa. A caixa de areia precisará ser limpa pelo menos duas vezes por dia. A areia deve ser trocada frequentemente para evitar odores desagradáveis. Se você tem mais de um gato, vai precisar de várias caixas de areia para acomodá-los. Sempre conte uma a mais, por exemplo, tem três gatos? Tenha quatro caixas. (Já os tutores de cães devem sair sempre preparados para recolher as fezes durante os passeios).
Observe o comportamento do seu gato para descobrir seu estado de espírito. O gato pode:
-Deixar a cauda cair quando estiver doente ou infeliz;
-Mexer as orelhas e a cauda quando agitado;
-Vibrar as pálpebras para mostrar confiança;
-Massagear você com as patinhas (o famoso amassar pãozinho) para mostrar contentamento.
Veja também:
Cães que detectam Covid-19 e câncer: conheça dois projetos brasileiros
20 ótimas coisas que você pode aprender com seus animais de estimação
Adoção de pets aumentou na pandemia, mas abandono também
Sofrer pela morte de um pet é exagero? Especialistas respondem