Casais tendem a ser mais bem-sucedidos na prática de atividade física quando ambos decidem adotar o hábito, diz estudo
Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h26 - Atualizado às 23h56
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv descobriram que casais tendem a ser mais bem-sucedidos na prática de atividade física quando ambos decidem adotar o hábito. Juntos, fica mais fácil não apenas entrar em forma, mas também perder peso, de acordo com reportagem sobre o assunto divulgada no jornal britânico Daily Mail.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores analisaram dados de um amplo estudo iniciado em 1987 que inclui mais de 15.700 indivíduos de meia-idade de quatro Estados norte-americanos. Em visitas médicas feitas com intervalos de seis anos, os pesquisadores pediram a 3.261 casais que relatassem a frequência e intensidade dos exercícios.
Na primeira visita, 45% dos maridos e 33% das mulheres atendiam às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de fazer 150 minutos de atividade moderada durante a semana, ou pelo menos 75 minutos de atividade intensa. O restante recebeu orientações para cumprir a cota.
Seis anos mais tarde, foi observado que, quando a mulher seguia a recomendação feita na primeira consulta, seu marido era 70% mais propenso a seguir também, em comparação com mulheres menos ativas fisicamente.
O inverso também foi detectado: quando o marido recebia a recomendação de fazer exercícios, sua mulher era 40% mais propensa a apresentar os mesmos níveis de atividade física na visita de acompanhamento.
Os resultados reforçam os de outros estudos parecidos, que envolvem não apenas atividade física, como também dieta e outros hábitos saudáveis. Se você acha que sua cara-metade está precisando malhar, portanto, trate de começar a fazer exercícios.