Redação Publicado em 19/02/2025, às 10h00
Embora seu nome seja muito alarmante, a síndrome da cabeça explodindo (SCE) não causa dor. Ela ocorre quando você ouve um barulho alto na cabeça ao acordar à noite ou durante a transição vigília-sono -- e outras pessoas não ouvem. Pode soar como fogos de artifício, uma bomba explodindo ou um estrondo alto. Algumas pessoas descreveram como um tiro, pratos batendo ou um raio. A síndrome é categorizada como um distúrbio do sono.
Embora não doa, pode causar confusão. Enquanto isso acontece, você pode pensar que está no meio de um derrame. Às vezes, você pode ouvir apenas um som alto. Outras vezes, você também pode ter um flash de luz ou uma contração muscular ao mesmo tempo. Os episódios podem vir de vez em quando. Você pode ouvir vários sons em uma noite. Você pode ter muitos deles em um curto período, então nenhum por um longo tempo.
Os pesquisadores não sabem muito sobre a síndrome da cabeça explodindo. Existem diferentes opiniões sobre sua causa. Alguns cientistas acham que podem ser:
O barulho alto que você ouve pode não ser a síndrome da cabeça explodindo. Pode ser resultado de outra coisa, como:
Os especialistas não sabem quantas pessoas têm a síndrome da cabeça explosiva. As mulheres são mais propensas a ter do que os homens. Pessoas com mais de 50 anos são mais propensas a ter. Crianças de até 10 anos também têm.
Um especialista em medicina do sono pode ajudar a descobrir se você tem. Eles perguntarão quando os sons começaram, com que frequência eles acontecem e quanto tempo eles duram. Certifique-se de informar seu médico sobre quaisquer outros problemas de sono que você tenha. Ele precisará saber sobre quaisquer medicamentos que você toma e se você tem quaisquer outros problemas de saúde.
Se você tem problemas para dormir, um diário do sono pode ajudar a registrar seus padrões de sono. Normalmente, não há testes para a síndrome da cabeça explosiva. Mas seu médico pode querer que você faça um estudo do sono durante a noite se você tiver problemas para dormir. Ele rastreia seus batimentos cardíacos, respiração e ondas cerebrais enquanto você dorme. Ele também registra como seu corpo se move. O estudo pode ajudar a descobrir se os sons que você ouve são devidos a outro distúrbio do sono.
A clomipramina, um antidepressivo, é um tratamento comum para a síndrome da cabeça explosiva. Bloqueadores dos canais de cálcio também podem ajudar. Consulte seu médico se achar que precisa de medicamentos para isso. Você pode fazer algumas coisas que podem ajudar. Por exemplo, se você tende a ter mais episódios quando está estressado, pode encontrar maneiras de aliviar sua ansiedade. Tente: yoga, ouvir música relaxante, leitura, um banho morno antes de dormir. Se eles parecem acontecer quando você não dorme o suficiente, tente dormir entre 6 e 8 horas por noite.
Fonte: WebMD