Redação Publicado em 24/03/2022, às 14h00
É normal que a gente sinta fome em determinados momentos do dia, mas, se a sensação perdurar o dia todo, é necessário ter mais atenção. Aqui, reunimos alguns fatores que podem desencadear a fome – ou, pelo menos, essa sensação – e o que fazer para lidar com eles.
Sim, é isso mesmo! A água é tão importante para o nosso corpo que a sua falta pode nos dar até fome. A explicação é porque a desidratação leve costuma ser mascarada como sensação de fome, quando na verdade seu corpo só precisa de líquidos.
Para evitar que isso ocorra, comece bebendo um copo de água logo de manhã. E, se você sentir fome e não tiver bebido muito naquele dia, experimente tomar um copo d'água e esperar de 15 a 20 minutos para ver se a fome diminui.
Quando você acorda após uma noite de sono ruim, os níveis de grelina, um hormônio que estimula o apetite, e os níveis de leptina, um hormônio que causa sensação de saciedade, podem ser alterados. Ou seja, há maiores chances de você sentir mais apetite e menos saciedade.
Confira:
Quando você está tenso, seu organismo aumenta a produção dos hormônios do estresse, adrenalina e cortisol. Níveis elevados desses hormônios induzem o corpo a pensar que está sob ataque e precisa de energia, de modo que seu apetite começa a disparar. O estresse também reduz os níveis de serotonina no cérebro, e isso pode fazer você sentir fome quando não está.
Aquele coquetel antes do jantar ou taça de vinho para abrir o apetite faz exatamente isso, estimulando a sensação de fome mesmo se seu estômago estiver cheio. Além disso, como a bebida desidrata você, ela pode levá-lo a pensar que precisa de comida quando seu corpo está realmente pedindo água. Compense o efeito comendo antes de beber e certifique-se de alternar seus coquetéis com água para se manter hidratado.
Parece contraditório, mas encher seu prato com certos alimentos (de preferência proteína magra e gordura saudável) mantém a fome sob controle. Isso porque não só a proteína fica no estômago e promove a sensação de saciedade, mas também tem um efeito supressor do apetite.
Assista também: