Se você ficar sozinho por muito tempo, pode tornar mais difícil para o seu corpo combater doenças
Redação Publicado em 20/05/2022, às 12h00
Solidão não é simplesmente estar sozinho – algumas pessoas são felizes sozinhas. E também não tem a ver com quantas pessoas você conhece ou com que frequência as vê; ou com um dia ruim quando você não se sente conectado com as outras pessoas. O que importa é ter conexões fortes. Aqueles que fazem isso tendem a ser mais felizes, mais saudáveis e mais produtivos. Solitários não podem se sentir isolados, incompreendidos e deprimidos. Se isso ocorrer, haverá aspectos físicos negativos também. Mas se você se considera uma pessoa solitária, pode tomar medidas para superar isso.
A seguir, entenda como a solidão pode prejudicar sua saúde em diversas frentes:
Se você ficar sozinho por muito tempo, pode tornar mais difícil para o seu corpo combater doenças. Parte da razão para isso pode ser que a solidão desencadeia alguns dos hormônios que seu corpo produz quando está sob estresse. E isso também pode diminuir o funcionamento do sistema imunológico. Muitas outras coisas também afetam o modo como seu corpo se defende. Seu médico pode identificar quais mudanças podem ajudar a melhorar a situação.
Se você está sozinho - especialmente se for há quatro anos ou mais – é mais provável que sua pressão arterial suba. Os cientistas que estudam esse efeito não conseguiram provar que a culpa é da solidão. Mas descobriram que o aumento não era causado por outros fatores, como idade, sexo, dieta ou antecedentes familiares.
Um estilo de vida ativo ajuda a manter corpo e mente saudáveis. Se você está sozinho, é mais provável que reduza ou pare seus treinos. Não faça isso! Caminhe com um amigo, vá à academia, jogue uma partida de futebol no bairro – ser ativo com os amigos é uma maneira de iniciar ou desenvolver relacionamentos que fazem você se sentir melhor. Tente praticar por pelo menos 2,5 horas de atividade por semana. Se tiver problemas de saúde, consulte seu médico primeiro.
Sua capacidade de resolver problemas ou lembrar de coisas à medida que envelhece provavelmente será afetada se você se sentir solitário. E você pode ter uma chance maior de uma doença cerebral como Alzheimer. Tenha em mente que muitas coisas geram esses riscos, e as pesquisas não provam que a solidão seja uma delas. Mas, em qualquer idade, encontrar maneiras de se conectar com os outros é sinal de sabedoria, e uma forma de estimular seus neurônios.
É mais provável que você acenda mais cigarros quando estiver sozinho. Mas esse hábito é ruim da cabeça aos pés. Fumar está ligado a diabetes, doenças cardíacas e pulmonares, e afeta quase todos os órgãos do corpo. Algumas pessoas fumam quando estão estressadas. Se for o seu caso, converse com seu médico sobre como parar e encontre outras maneiras de gerenciar o estresse. Mesmo que seja preciso mais de uma tentativa para largar o hábito, vale a pena.
É mais provável, ainda, que você abuse de drogas, incluindo álcool, se estiver sozinho. Consumir essas substâncias pode lhe dar uma falsa sensação de se sentir melhor, mas não dura e vai sair pela culatra. Com o tempo, pode danificar seriamente seu corpo, sua relação com a família, vida profissional e relacionamentos.
Quanto mais solitário você esteve ao longo de sua vida, maior a probabilidade de ter hábitos pouco saudáveis e condições que afetam a saúde do coração: obesidade, pressão alta e níveis inadequados de colesterol, por exemplo. E as mulheres solitárias podem ser mais propensas a ter doença cardíaca coronária. Por quê? Pode haver muitas razões - como propensão a fumar, depressão e sedentarismo.
Ela afeta seu corpo, bem como sua mente. Se está sozinho, pode começar a se sentir mal com sua vida e ficar deprimido. E a depressão pode te isolar, então você começa a se sentir ainda pior. Se tiver sintomas graves ou se durarem mais de duas semanas – incluindo sentir-se deprimido ou sem esperança, e com menos interesse em coisas que normalmente gosta, baixa energia, problemas de sono ou alterações de apetite – procure ajuda. Informe o seu médico ou procure um psicólogo.
É mais provável que você ganhe alguns quilos quando passa muito tempo só. Por quê? Você pode comer mais do que o habitual ou preferir alimentos não saudáveis para se acalmar, ou pode parar seus treinos. Isso pode fazer com que se sinta pior consigo mesmo e também pode torná-lo mais propenso a ter doenças como diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. Portanto, se seu peso está aumentando, é uma boa ideia observar suas emoções, assim como sua dieta e exercícios.
Você pode se mexer e virar mais na cama, ou ter dificuldade em adormecer se estiver sozinho. Isso pode dificultar o foco durante o dia e deixá-lo de mau humor. Pode ser ruim para sua saúde também. Com o tempo, dormir mal pode aumentar a probabilidade de diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, depressão e obesidade.
Todos somos diferentes. Você pode precisar de mais tempo sozinho para recarregar, em comparação com alguém que é mais extrovertido. Isso pode ser saudável e normal. Só é um problema se você se sentir muito desconectado das outras pessoas. Isso pode ocorrer se ficar muito tempo sozinho. Mas também pode acontecer se você simplesmente não se sentir compreendido ou cuidado - mesmo que haja muitas pessoas ao redor.
Procure maneiras de se conectar. Interessado em xadrez, caminhadas, tênis, pôquer ou livros? Junte-se a um clube e conheça outras pessoas com os mesmos interesses. Faça planos com amigos e familiares. Fale com eles sobre como se sente. Se achar muito difícil se conectar com as pessoas – mesmo aquelas que conhece bem – pode ajudar conversar com um terapeuta. Cuide de você também: exercícios regulares, bom sono e alimentação para o bem-estar podem melhorar seu humor.
Quase todo mundo se sente um pouco solitário de vez em quando. Mas se você tentar se reconectar e ainda se sentir isolado após várias semanas, ou se estiver tão solitário, deprimido ou ansioso que isso atrapalhe seu trabalho ou sua vida doméstica, informe seu médico. Você pode obter ajuda - coisas como terapia, mudanças no estilo de vida e remédios para certas condições - para se recuperar.
Veja também:
Solidão universitária: alunos são 6 vezes mais propensos a depressão
Sozinho, não solitário: como tirar proveito da solidão involuntária
Conheça benefícios que os animais trazem à nossa saúde e bem-estar
Homens solitários têm maior risco de desenvolver câncer, diz estudo