Você provavelmente já ouviu falar sobre o “sono da beleza”.Essa expressão é frequentemente usada como um eufemismo (figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão) por alguém que precisa ir embora de uma festa ou desligar um telefonema para ir descansar, por exemplo.
Porém, segundo um artigo da Healthline, essas pessoas não estão nem um pouco erradas ao falarem dessa forma, afinal pesquisas e especialistas indicam que uma boa noite de sono realmente pode fazer maravilhas para a pele.
Antes de qualquer coisa, vale lembrar que a pele não é a única parte do corpo a se beneficiar quando dormimos bem e o suficiente. De acordo com os dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), adultos de 18 a 60 anos precisam ter, pelo menos, sete horas de sono por noite para obterem mais benefícios à saúde.
Além disso, uma boa higiene do sono é capaz de diminuir o risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas e questões de saúde mental. Assim, mesmo que haja motivos de sobra para ter uma noite de sono de qualidade, não há nada de errado em usar o cuidado com a pele como uma motivação para dormir mais e melhor.
Confira:
As olheiras abaixo ou ao redor dos olhos são sinais conhecidos e marcantes de quem não dormiu bem à noite. Porém, segundo os autores do artigo, a maior parte disso é resultado da desidratação que acompanha o cansaço.
Muitas vezes, pensamos que estar desidratado é resultado da ingestão de pouca água. Mas pesquisas sugerem que o sono também desempenha um papel importante nessa questão. Um estudo publicado em 2019, por exemplo, mostrou que as pessoas que dormiam menos de oito horas por dia estavam menos hidratadas do que os indivíduos que dormiam.
Outro pequeno levantamento de 2020 revelou que o sono também pode afetar a aparência da pele. Ao analisar mulheres coreanas na faixa dos 40 anos, a hidratação da pele diminui progressivamente com a privação do sono, bem como a elasticidade teve uma redução maior do que qualquer outra característica após seis dias de privação.
Ter uma boa noite de sono é fundamental para a saúde e para o bem-estar. Por isso, veja algumas dicas simples que podem te ajudar a dormir melhor:
Veja também:
Milena Alvarez
Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez