Redação Publicado em 30/08/2021, às 11h00
No “Big Brother Brasil” deste ano, muitas pessoas se destacaram por um ou outro comportamento. No caso de Pocah, o que chamou atenção foi seu sono excessivo. A cantora chegou a virar meme por dormir demais, já que era vista tirando um cochilo em diversas ocasiões dentro da casa.
No entanto, aparentemente, isso tem um motivo! No último sábado (28), a artista compartilhou com os fãs que tem um distúrbio de sono e já está em tratamento.
"Vocês já ouviram falar em narcolepsia? É um distúrbio do sono. Pois é! Descobri que tenho. Estou tratando isso e algumas outras coisas, como TDAH e ansiedade. Desculpa não estar tão ativa aqui como antes e não postar com tanta frequência nas redes”, escreveu ela.
Minha prioridade agora está sendo cuidar de mim. Para que quanto antes eu possa retomar a minha vida “normal”.
— MUITO PRAZER, POCAH 👅 (@Pocah) August 28, 2021
Achei importante compartilhar isso com vocês.
Como Pocah explicou, esse é um distúrbio caracterizado pelo excesso de sono, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite. O problema é que — como foi até mostrado durante o reality — o sono pode vir a qualquer momento e em qualquer lugar, como quando a pessoa está assistindo a um filme ou quando está dirigindo no meio do trânsito.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), além do sono, também pode ocorrer “breve perda abrupta da força e controle muscular (cataplexia), sensação de estar acordado e não conseguir se mexer na cama (paralisa do sono) e alucinações auditivas ou visuais que aparecem logo antes de iniciar o sono (alucinações hipnagógicas)”.
Confira:
Se a pessoa se identifica com esses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico para que ele possa fazer o diagnóstico correto. De forma geral, isso é feito por uma avaliação noturna do sono (polissonografia) e durante o decorrer do dia seguinte ao exame, para avaliar cinco períodos de cochilos diurnos. “A narcolepsia quando diagnosticada não pode ser curada, mas há medidas para controlar os sintomas da doença. O tratamento vai depender do grau dos sintomas e por isso deve ser programado individualmente com o médico responsável pelo paciente. É importante salientar que pessoas que sofrem de narcolepsia precisam ter cuidado com atividades consideradas perigosas, como dirigir e cozinhar, pela possibilidade de caírem no sono sem controle”, salienta a ABMS em seu site oficial.
Assista também: