Entenda o que afeta na perda de peso e porque suamos em determinadas situações
Redação Publicado em 10/01/2022, às 12h00
Muita gente costuma achar que o treino só ajudará a perder calorias caso haja uma quantia grande de suor envolvida, mas será que isso realmente é verdade? Primeiro, precisamos entender para que serve o suor.
Seu corpo transpira não para queimar calorias, mas para protegê-lo do superaquecimento. "Suar é a maneira pela qual esfriamos o corpo durante o exercício ou outro estresse causado pelo calor", disse à Health Thad E. Wilson, PhD, professor do departamento de fisiologia da University of Kentucky College of Medicine.
Pode ser difícil de acreditar, especialmente se você faz algum tipo de atividade mais pesada, mas o exercício em si não estimula a transpiração, diz Wilson. Em vez disso, os exercícios provocam um aumento na temperatura interna, o que, em última análise, indica ao corpo que é hora de suar para esfriar.
Basicamente, o suor por si só não afeta a quantidade de calorias que você queima. É verdade que é preciso energia para transportar fisicamente os íons que permitem que a água se mova para as glândulas e seja secretada como suor, diz Wilson, mas não muito. Em outras palavras, alguma energia é necessária no processo de suor, mas não o suficiente para fazer uma grande diferença na balança. Segundo Gabbi Berkow, uma personal trainer certificada com mestrado em fisiologia do exercício, o suor é apenas uma indicação de que seu corpo perdeu água e não necessariamente gordura corporal.
A atividade física em geral queima calorias e quanto mais intensamente você usa grandes grupos de músculos, mais calorias seu corpo irá utilizar – e mais calor (e suor) seu corpo irá gerar, explica Wilson.
Confira:
Essa queima de calorias é mais significativa durante um treino aeróbico em comparação com um treino de musculação. Mas se você estiver fazendo exercícios com pesos ou intervalos e descansando entre as séries, poderá descobrir que precisa se secar menos com a toalha. “Isso não significa que você não fez um bom treino, queimou calorias ou ganhou força – apenas significa que a temperatura corporal não aumentou tanto”, diz Berkow.
“Existem enormes variações individuais na capacidade de suar”, diz Wilson. Se você está aclimatado ao clima quente, provavelmente vai suar mais no início, porque seu corpo sabe como se resfriar com eficiência. Pessoas diferentes também começam a suar em temperaturas diferentes.
Resumindo: o quanto você suou é uma forma imprecisa de medir a queima de calorias. “Baldes de suor não refletem necessariamente um ótimo treino”, diz Berkow. “Suar muito significa que seu corpo ficou muito quente do treino e precisa se refrescar.” Ainda não acredita? Aqui está uma experiência: saia às 14 h ao sol em um dia excepcionalmente quente, e você provavelmente suará mais do que na mesma caminhada em um clima excepcionalmente frio e escuro – mas você queimará basicamente a mesma quantidade de calorias.
Via: Health
Assista também:
Beber água ajuda a perder peso? Especialista responde
Calistenia: 7 exercícios para manter o corpo ativo nas férias
5 exercícios de calistenia para os braços; veja como fazer!
Calistenia para o core: 4 exercícios para fazer em casa