Muita gente costuma achar que o treino só ajudará a perder calorias caso haja uma quantia grande de suor envolvida, mas será que isso realmente é verdade?
O corpo transpira não para queimar calorias, mas para proteger-se do superaquecimento. Ou seja, suar é a maneira pela qual esfriamos o corpo durante o exercício. O exercícioprovoca um aumento na temperatura interna, o que indica que é hora de suar para esfriar.
O suor por si só não afeta a quantidade de calorias que você queima. Alguma energia é necessária no processo de suor, mas não o suficiente para fazer uma grande diferença na balança. O suor é apenas uma indicação de que seu corpo perdeu água e não necessariamente gordura corporal. A atividade física queima calorias e, quanto mais intensamente você usa grandes grupos de músculos, mais calorias seu corpo irá utilizar – e mais calor (e suor) ele irá gerar.
Confira:
Como gastar mais calorias e favorecer a queima de gordura corporal? A seguir, conheça algumas estratégias importantes:
A massa muscular exige muito mais calorias para se manter do que a gordura. Assim, quanto mais músculos você constrói, mais calorias o seu corpo vai gastar.
Os treinos intervalados de alta intensidade são ótimos para elevar o metabolismo, propiciando alto gasto calórico até mesmo horas após o treino.
Adicione-os na sua dieta regular, pois gastamos mais calorias para sua digestão. Alguns deles são: pimenta, chá verde, gengibre, vinagre de maçã, canela e café.
Faça mais trajetos a pé por seu bairro, suba escadas e levante-se a cada 30 minutos para uma caminhada caso trabalhe na posição sentada por muito tempo.
O cortisol, conhecido como hormônio do estresse, favorece o acúmulo de gordura. Que tal praticar meditação ou buscar formas para lidar melhor com o estresse?
Veja também:
Milena Alvarez
Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez