Comer uma fruta é melhor do que tomar seu suco? De forma geral, profissionais de saúde são unânimes em dizer que a primeira opção é mais saudável. Porém, os sucos não ficam tão atrás assim, e podem fazer parte de uma dieta nutritiva, desde que alguns cuidados sejam tomados.
“Os sucos com ingredientes funcionais são uma forma prática, rápida e saborosa de consumir alimentos funcionais e, se estiverem inseridos dentro de um plano alimentar equilibrado, variado e natural, aliados a um estilo de vida saudável, poderão conferir vários benefícios à saúde”, diz a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).
Segundo ela, ainda é melhor consumir as frutas in natura e matar a sede com água. Porém, os sucos funcionais podem ser uma forma prática de consumir ingredientes saudáveis que dificilmente seriam consumidos de outra forma.
“Sempre faço a indicação de preferir as frutas. Quando fazemos o consumo delas por completo, temos acesso a todas as fibras e nutrientes nelas contidas, além do ato de mastigar, que indica ao cérebro que estamos comendo e não apenas bebendo”, explica a professora de nutrição da Uninassau Flávia Ribeiro.
Em ambas as situações, no entanto, podemos nos beneficiar de alguma forma. Marcella dá dicas para não errar: “Os sucos funcionais, para oferecerem todos os benefícios esperados, devem ser preparados com ingredientes naturais, liquidificados, não coados, para consumo imediato e não adoçados”.
Vale esclarecer que os alimentos funcionais não são destinados a tratar doenças, nem são substitutos para medicamentos. No entanto, seu consumo frequente pode reduzir a prevalência de doenças, prevenir fatores de risco e complementar o tratamento de patologias instaladas, particularmente as doenças crônicas.
Flavia Ribeiro ensina quatro receitas de sucos com propriedades benéficas à saúde. Confira:
Ingredientes:
3 colheres de sopa de maracujá
½ cenoura
½ maçã
250 ml de água gelada
Mel a gosto
Modo de preparo:
Bater no liquidificador os ingredientes e servir com gelo em seguida.
Benefícios nutricionais: O maracujá é rico em um flavonoide chamado isovetexina que atua como controlador do sistema nervoso central, dando a sensação de relaxamento. Já a cenoura e a maçã são fontes de triptofano, que é precursor de melatonina, que é o hormônio do sono, e a serotonina, que é uma substância que interfere no humor.
Ingredientes:
1 limão taiti
1 kiwi picado
1 folha grande de couve
Hortelã a gosto
180 ml de água
Cubos de gelo
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Consumir na sequência.
Benefícios nutricionais: O kiwi tem três vezes mais vitamina C do que a laranja e o morango, sendo muito rica em vitaminas E e K, folato, carotenoides e potássio. Além disso, contém vitamina B6, cálcio, manganês, magnésio, ferro, cobre e zinco. Já o limão é uma ótima fonte de vitamina C, superconhecido por sua função antioxidante. A folha de couve é rica em fibras, ajudando na regulação intestinal, além de ser fonte das vitaminas B1, B2 e B3, ferro e fosforo. Já a hortelã é rica em vitamina A, ferro, manganês e ácido fólico (vitamina B9).
Ingredientes:
1 laranja
½ cenoura
1 fatia de mamão
180 ml de água
Gelo
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar em seguida.
Benefícios nutricionais: A laranja é rica em fibras e vitamina C, a cenoura em vitamina A, licopeno e em fibras; e o mamão, rico em fibras, vitamina A e cálcio. Esse suco ajuda a regular o intestino por ter bastante fibra e propriedades laxantes.
Ingredientes:
8 morangos médios
1 beterraba pequena
1 fatia média de melancia
200 ml de água
Gelo
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir em seguida.
Benefícios nutricionais: a beterraba é rica em vitamina B9 e B12, betalaina, flavonoides e carotenoides. O morango é rico em vitamina C e antioxidantes. Já a melancia é rica em água, contém vitamina C e A, licopeno e cucurbitacina E, um composto vegetal com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Ajuda a aliviar as dores musculares que aparecem após os treinos.
Cármen Guaresemin
Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão. @Carmen_Gua