Quem busca apoio em redes sociais depois de ocorrências desse tipo acaba encontrando mais desesperança
Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h32 - Atualizado às 23h56
A equipe, coordenada pelo professor Munmun De Choudhury, do instituto, avaliou cerca de 66 mil posts publicados por 19 mil usuários únicos entre outubro de 2013 e dezembro de 2014. Eles concluíram que nos depois após o suicídio de alguma celebridade, como do ator Robin Williams, no ano passado, o tom verificado nos posts é de raiva e ansiedade, e quem apresenta tendências suicidas deixa isso mais explícito. Ou seja: quem entra no fórum em busca de apoio acaba encontrando mais desesperança.
Se, em períodos normais, a tendência é encontrar mensagens do tipo “acho que eu deveria me matar”, após o suicídio de celebridades há mais frases do tipo “vou acabar com tudo neste fim de semana”. E posts que costumam ser mais focados em familiares e amigos passam a adotar mais a primeira pessoa do singular. Os usuários nem mesmo comentam sobre os famosos que se suicidaram – falam apenas deles próprios.
Os resultados, apresentados em uma conferência sobre mídias sociais no Chipre, reforçam a noção de “efeito manada” provocado pelas notícias sobre suicídio – sempre há um aumento do número de tentativas após a morte de alguma celebridade. Para os pesquisadores, talvez seja o caso de incluir mais moderadores na rede em ocasiões como essas, ou desenvolver algoritmos que identifiquem usuários com maior risco de suicídio pelo uso de determinados termos nos posts.