Redação Publicado em 06/11/2021, às 06h00
O método Tabata é um protocolo de treino intervalado de alta intensidade com séries curtas de descanso que promove alto gasto calórico. Diferente do HIIT, aplicado em diversas modalidades e com diferentes tempos de execução, o Tabata é um protocolo fechado com tempos específicos de execução.
A prática é um ótimo exercício e, assim como a calistenia, por exemplo, pode ser feita em qualquer lugar - mas lembre-se de consultar profissionais da educação física para uma execução correta e sem lesões!
Assim como o HIIT, o Tabata promove alto gasto calórico até mesmo muito tempo depois do exercício e favorece o desenvolvimento cardiorrespiratório e muscular. Confira os benefícios:
O treino total dura aproximadamente 20 minutos, incluindo os tempos das séries de exercícios, de descanso, de aquecimento e de desaquecimento. No Tabata, o mais importante é seguir o tempo de execução e de descanso. Nesse contexto, diferentes exercícios podem ser usados.
O treino completo inclui: 10 minutos de aquecimento (um trote, por exemplo). Então, entram os exercícios, feitos em uma sequência de quatro séries de um minuto cada. Para explicar o método, vamos usar como exemplo dois exercícios bastante conhecidos: o polichinelo e o agachamento.
Após o aquecimento, faça 20 segundos de polichinelo, descansando por 10 segundos.
Então, faça 20 segundos de agachamento, com mais 10 segundos de descanso.
Essa sequência deve ser repetida quatro vezes, com intervalo de aproximadamente um minuto entre cada série completa. Se precisar de mais tempo, sem problemas! Ao final das séries, pratique um desaquecimento leve, que pode ser uma caminhada de 10 minutos, por exemplo.
Lembre-se que outros exercícios podem ser feitos no protocolo, como burpee e flexão: o mais importante é sempre imprimir alta intensidade em cada execução.