Tanya Roberts teve uma infecção no trato urinário que se espalhou para outros órgãos do corpo
Redação Publicado em 06/01/2021, às 10h31
Tanya Roberts, conhecida por ter atuado como Bond girl em "007 - Na Mira dos Assassinos" e por interpretar Midge, em "That '70s Show", faleceu na segunda-feira (4), aos 65 anos. A causa da morte, segundo informações do MetroUK, foi uma infecção no trato urinário que se espalhou por diversos órgãos, como rim, vesícula biliar e fígado. Posteriormente, a infecção também chegou ao sangue.
A infecção urinária pode ser causada por uma série de agentes e bactérias. Em geral, são micro-organismos que vivem em alguma parte do corpo sem causar qualquer problema, como, por exemplo, no trato intestinal. Mas, ao entrarem no trato urinário, uma região em que eles não deveriam estar, eles se multiplicam e acabam gerando um processo infeccioso.
A mulher tem uma facilidade maior de ser acometida, já que o canal vaginal e a uretra são muito próximos. Além disso, a própria relação sexual ou as fases do ciclo menstrual provocam alterações no PH da vagina, o que favorece o crescimento de bactérias que podem migrar pela uretra, provocando a infecção urinária.
Os sintomas mais comuns de uma infecção urinária são:
As infecções urinárias costumam ser facilmente tratadas com antibióticos. Mas é muito importante que a pessoa não demore para procurar ajuda médica e siga o tratamento corretamente, por causa do risco de uma infecção local alcançar os rins, condição conhecida como pielonefrite. Nesse caso, o risco de a infecção se espalhar para o resto do corpo é alto.
Medidas como tomar água com frequência, urinar antes e depois das relações sexuais, e não deixar a vontade de fazer xixi apertar no dia a dia ajudam a evitar infecções no trato urinário.
Mas, mesmo com todos os cuidados, algumas mulheres podem enfrentar o problema várias vezes ao longo da vida. Por isso é importante buscar ajuda diante dos sintomas.
Quando as infecções se repetem, é recomendável conversar com o urologista e avaliar a possibilidade de seguir um tratamento de longo prazo.
Saiba mais:
Por que eles precisam de tempo após ejacular? Estudo desafia explicação
Candidíase e infecção urinária: é possível se reinfectar durante a relação sexual?
Orgasmo feminino: estudos mostram quais as posições mais favoráveis para chegar lá
Cientistas identificam nova DST que nem sempre causa sintomas