Redação Publicado em 14/05/2021, às 18h30
Doutor, tenho 17 anos e não vejo nenhuma mudança no meu pênis. Será que tenho algum problema?
É normal que alguns meninos demorem um tempo maior para observar as transformações do seu pênis, principalmente quando as mudanças corporais características da puberdade aconteceram um pouco mais tarde - a puberdade tardia, oposto da puberdade precoce.
Nesses casos, o ideal é ter um pouco de paciência e calma. Se a dúvida ou incômodo persistir, é importante buscar um especialista capaz de sanar esses questionamentos e conferir se está tudo certo.
Não existe nenhum método comprovado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) que aumente ou engrosse o pênis. Remédios, pílulas mágicas, extensores, elásticos e bombas penianas são alguns exemplos de promessas que estão no mercado, porém nenhuma dessas opções faz com que o pênis de fato cresça em comprimento ou diâmetro.
Há quem realize procedimentos sem aval médico - e alguns deles podem ser perigosos. É o caso, por exemplo, dos enxertos de tecido gorduroso no pênis para deixá-lo mais grosso ou o uso de próteses para aumentar o tamanho. Essas cirurgias muitas vezes trazem resultados que não atendem às expectativas e sempre envolvem riscos à saúde, como infecções e deformidades.
Essa preocupação exagerada com o tamanho é reflexo da ideia presente na sociedade de que o pênis, de alguma forma, representa o homem como um todo e sua masculinidade. Em outras palavras, forma-se no imaginário uma crença de que ter um membro maior faz um homem ser mais viril, o que não corresponde à realidade.
O grande problema é que essa preocupação excessiva gera impactos na autoestima e, consequentemente, na vida sexual do homem. Esse é um sofrimento desnecessário - e parece ser uma questão muito mais masculina do que feminina.
Claro, existem mulheres que preferem pênis maiores ou mais grossos, porém, em geral, os homens se preocupam muito mais com o assunto do que elas. Muito mais importante do que o tamanho do pênis é o que se faz com ele durante o sexo.
Veja também: