Redação Publicado em 14/10/2022, às 13h00
A teoria da ordem de nascimento de Alfred Adler (1870 – 1937) sugere que sua personalidade é afetada pela ordem na qual você nasceu em sua família. Todos nós já ouvimos os clichês. Você pode dizer a alguém que procura atenção que tem a "síndrome do filho do meio". Pode adivinhar que alguém é o filho mais velho porque manda em todos os lugares. Essas ideias foram trazidas à tona pelo psicoterapeuta austríaco Alfred Adler, no século 20, que tinha uma teoria de que nossas personalidades se desenvolvem com base em nossa ordem de nascimento dentro de nossas famílias.
Muitos psicoterapeutas usam esta teoria hoje, mas será que ela se baseia na ciência? Embora alguns aspectos da teoria de Adler possam conter alguma verdade, não é o caso para todos. A personalidade de uma pessoa é definida por mais do que apenas a ordem de nascimento e a dinâmica familiar.
Adler desenvolveu a teoria da ordem de nascimento no início dos anos 1900. Ele propôs que a posição de ordem na qual uma criança nasce afeta significativamente sua personalidade e seus resultados de vida, incluindo carreira e sucesso educacional. Por exemplo, as primogênitas têm um certo conjunto de traços de personalidade, enquanto as demais têm outros, e assim por diante. De acordo com a teoria adleriana, crianças que crescem dentro da mesma família podem ter experiências diferentes.
Segundo ele, a ordem de nascimento e o número de irmãos que você tem afetam significativamente seu potencial e personalidade. E que a "ordem psicológica de nascimento" - ou sua posição percebida dentro de sua família - é mais crucial do que a ordem numérica de nascimento, que às vezes pode ser diferente. Por exemplo, alguém pode ser um filho do meio, mas assumir as responsabilidades do filho mais velho se este for incapacitado.
A teoria da ordem de nascimento não era a única de Adler sobre o desenvolvimento da personalidade, mas hoje ela continua sendo a mais conhecida. Muitos estudos de pesquisa foram realizados para determinar se ela tem algum mérito científico. Uma revisão de 2010 de 200 estudos sobre a ordem de nascimento descobriu que muitos traços de personalidade estavam associados a ela em um nível estatisticamente significativo. Mas os autores admitem que não incluíram nenhum estudo com resultados não significativos em sua revisão.
Outras análises recentes destes estudos descobriram que a ordem de nascimento pode ter algum efeito sobre o desenvolvimento de uma criança - mas não tão profundo como a teoria de Adlerian afirma. Por exemplo, uma análise de 2015 descobriu que as crianças primogênitas tinham níveis mais altos de intelecto do que as crianças em outras posições de ordem de nascimento. Mas os pesquisadores não encontraram diferenças entre as primogênitas e as demais em termos de traços mais amplos de personalidade, tais como extroversão, estabilidade emocional ou imaginação.
Um estudo de 2015 com estudantes do ensino médio dos EUA não encontrou nenhuma associação estatisticamente significativa entre ordem de nascimento e traços de inteligência ou personalidade. Uma revisão de 1992 determinou que a teoria adleriana pode ter acertado quando se trata dos traços de personalidade das crianças primogênitas. Mas eles também mencionaram que a pesquisa que foi feita sobre a teoria da ordem de nascimento tem muitas falhas e limitações.
Outros estudos apoiam esta descoberta sobre os primogênitos. Por exemplo, um artigo de 2018 descobriu que eles eram mais propensos a serem líderes e terem traços de personalidade como persistência e estabilidade emocional. Então, a ordem de nascimento afeta a personalidade? Mais pesquisas são necessárias para poder dizer com certeza, mas muitos ainda acreditam na teoria da ordem de nascimento de Adler e a usam para explicar as diferenças de personalidade.
De acordo com a teoria da ordem de nascimento adleriana, os primogênitos se beneficiam da atenção extra dada a eles antes do nascimento de seus irmãos mais novos. Mas sua posição de poder é tirada quando a próxima criança nasce. Os irmãos mais velhos têm grandes expectativas depositadas sobre eles, pois se espera que sejam um bom exemplo para seus irmãos.
A teoria afirma que as crianças primogênitas tendem a ser autoritárias e se sentem destinadas ao poder. Elas se encontram em posições de liderança como adultos. Pesquisas também mostram que podem ter uma inteligência ligeiramente superior à de seus irmãos mais novos. De acordo com essa teoria, as características do primogênito ou da criança mais velha inclui ser controlador, consciencioso, cauteloso, confiável, realizador e estruturado.
O clichê da "síndrome do filho do meio" vem da teoria da ordem de nascimento de Adler. De acordo com ele, as crianças do meio muitas vezes se sentem espremidas entre seus irmãos mais velhos e mais novos. Sentem-se como se tivessem sido roubadas de qualquer posição de importância dentro da família. Elas podem se tornar competitivas ou rebeldes. Mas também podem ser temperamentais, podendo se comprometer com os membros da família. Outros traços de personalidade apontados mostram que eles podem ser pacificadores, gostam de agradar os outros e são considerados "borboletas sociais".
A criança mais nova é o "bebê" da família, e esta posição nunca lhes é tirada. Como resultado, pode ser mimada pelos pais e irmãos mais velhos. Isto pode levá-la a querer se tornar "maior" em vez de ser o bebê perpétuo. Ela pode fazer grandes planos para sua vida que não se concretizam e também pode ter os seguintes traços de personalidade: amantes da diversão, buscadores de atenção, descontraídos e autocentrados.
A teoria de Adler sugere que filhos únicos são frequentemente "bebês milagrosos". Eles gozam da atenção completa de ambos os pais, o que pode levá-los a serem mimados, como as crianças mais novas. Elas não têm que compartilhar seus pais com irmãos, por isso podem ter dificuldade em também compartilhar atenção e pertences à medida que envelhecem. Como crescem com adultos e não têm irmãos, podem parecer maduros para a idade e falar e agir como "pequenos adultos". Outros traços de personalidade podem mostrar que são perfeccionistas, diligentes, líderes e conscienciosos.
Adler criou a teoria da ordem de nascimento para explicar o desenvolvimento da personalidade e as diferenças, não necessariamente para explicar questões de saúde mental. Nossa compreensão sobre este tema ainda era muito limitada durante a vida de Adler. Ele considerava os primogênitos mais "neuróticos", um termo usado para descrever sintomas ansiosos, mas não psicóticos. Mais recentemente, os pesquisadores examinaram a relação entre a ordem de nascimento e as condições de saúde mental.
Um estudo de 2021 descobriu que as crianças mais novas tinham o menor índice de desafios à saúde mental, incluindo problemas emocionais, de conduta e de atenção. Também tiveram maior pontuação em comportamento pró-social e resiliência. As crianças do meio tiveram os mais baixos índices de felicidade em todos os grupos.
Já um estudo de 2019 pareceu contradizer a teoria de Adler de que os primogênitos são mais neuróticos. Ordens de nascimento mais elevadas foram associadas tanto ao aumento das taxas de tentativas de suicídio quanto aos diagnósticos psiquiátricos. Em outras palavras, as crianças mais novas apresentavam os maiores índices de problemas de saúde mental. Mas as primogênitas tinham maior probabilidade de serem emocionalmente instáveis do que as crianças nascidas mais tarde, de acordo com um estudo de 2015.
Estudo de 2019 não encontrou nenhuma associação entre ordem de nascimento e problemas de saúde mental mais tarde na vida. Então, haveria alguma ligação? De acordo com a pesquisa, provavelmente não. As condições de saúde mental são causadas por uma combinação de fatores ambientais, biológicos e genéticos. Se sua ordem de nascimento causou algum tipo de trauma infantil para você, então o próprio trauma pode potencialmente contribuir para uma maior chance de condições de saúde mental.
Fonte: Psych Central
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