Redação Publicado em 30/10/2021, às 06h00
Como método de treinamento, a calistenia pode ser feita em qualquer lugar, mesmo em casa, já que não depende de aparelhos, halteres ou anilhas para ser executada. Para quem busca hipertrofia e definição muscular, a calistenia pode ser muito útil, já que é possível trabalhar diferentes grupos musculares.
O método é bastante democrático, pois envolve exercícios mais simples, como abdominais, flexão de braços e agachamentos, e mais complexos, como os feitos em argolas e barras, permitindo, assim, um treino completo.
Na calistenia, a dificuldade dos exercícios evolui de forma progressiva, de acordo com a evolução de quem pratica. Dessa forma, qualquer pessoa pode praticá-la, mesmo as mais inexperientes ou sedentárias, já que a sobrecarga pode ser regulada com a escolha dos exercícios corretos.
A prática da calistenia pode trazer diversos benefícios para o corpo, já que os exercícios são completos, capazes de recrutar diferentes músculos ao mesmo tempo. Além do maior gasto calórico, isso proporciona:
A seguir, separamos quatro exercícios de calistenia focados no fortalecimento da região dos glúteos e dos quadríceps para você fazer sem sair de casa. Mas lembre-se: quando falamos de exercícios físicos, contar com orientação profissional é essencial para realizar os movimentos corretamente e evitar lesões.
É uma variação do agachamento em que as pernas devem ficar mais abertas e os pés um pouco virados para fora, em um ângulo de 45º.
Neste exercício você vai precisar de um banco fixo ou mesmo uma mureta na altura dos quadris. O movimento consiste em subir com uma perna só e retornar.
Basta posicionar-se em semiagachamento (90 graus) e manter a posição por alguns segundos. Então, realize as repetições completas do agachamento em seguida.
A passada é um exercício similar ao afundo, um tipo de agachamento unilateral, mas é feita em movimento, andando para a frente, de preferência em um espaço amplo.