União Europeia vai exigir sensor de fadiga em veículos; por aqui, é preciso usar a consciência
Redação Publicado em 20/04/2022, às 18h57
A partir do segundo semestre, a União Europeia passará a exigir que todos os veículos saiam das montadoras com um sistema de monitoramento inteligente que detecta se o motorista está com fadiga e deve evitar a direção. O equipamento utiliza sensores e câmeras, além de algoritmos, que analisam movimentos do motorista, direção do olhar, bocejos, movimentos de cabeça e dos braços, por exemplo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito a cada ano, e o Brasil ocupa a quarta posição entre os países com mais mortes em acidentes de trânsito.
"A decisão da União Europeia abre um precedente bastante favorável para que em breve o Brasil passe a exigir isso dos fabricantes e que a importância do descanso, principalmente dos caminhoneiros, seja levada mais a sério”, afirma Josué Alencar, diretor da Coteminas que decidiu investir em tecnologias para melhorar o sono das pessoas, a Persono.
Segundo uma pesquisa de 2019 feita pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), dirigir com sono ou fadiga é responsável por 60% dos acidentes de trânsito no país. Mas a proporção pode ser ainda maior, já que nem sempre detectar o cansaço como causa é um desafio.
“Normalmente, o sono vai chegando devagarinho, de forma sutil a pessoa vai perdendo a atenção e o final a gente já conhece”, diz Alencar. “Com base no peso e na pressão que os motoristas exercem sobre o volante, os sensores conseguem identificar quando os braços começam a relaxar demais, sinalizando a sonolência e o cansaço. Um alarme soa para despertar a atenção do motorista e uma mensagem no painel aparece para que uma pausa seja realizada. Os sensores frontais também são capazes de reconhecer quando o veículo começa a sair da faixa."
Uma pesquisa recente da Persono, em parceria com o SESI, mostra que 47,2% de um total de 4.174 trabalhadores sentem cansaço na primeira meia hora após acordar. Além disso, 20,2% afirmam despertar várias vezes à noite.
Se sonolência e cansaço não são impeditivos para certos tipos de trabalho, isso muda de figura quando se trata de pegar a estrada e dirigir por horas seguidas. Enquanto tecnologias como a exigida pela União Europeia não são obrigatórias por aqui, é preciso usar a consciência. Por isso, se você vai viajar neste feriado, durma bem na noite anterior. E não beba, já que a ressaca também pode prejudicar a concentração no dia seguinte.
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