Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Veja os benefícios do caqui, fruta típica da estação

O caqui tem alta concentração de vitaminas A e C, além de licopeno - iStock
O caqui tem alta concentração de vitaminas A e C, além de licopeno - iStock

Redação Publicado em 05/04/2025, às 10h00

O caqui é uma das frutas mais associadas ao Outono. Originária da China, essa espécie foi trazida para o Brasil por imigrantes japoneses no início do século XX. Adaptou-se bem ao clima e conquistou o paladar brasileiro. 

Com 64 a 71 calorias por 100 gramas, a fruta tem índice glicêmico médio (entre 45 e 50) e é muito rica em fibras. Sua polpa é constituída basicamente de mucilagem e pectina, substâncias responsáveis pela aparência característica da fruta, apresentando, ainda, vitaminas A e C, proteínas, lipídios, potássio, cálcio e ferro. 

Escudo contra doenças

Qualquer que seja a variedade, o fruto do caquizeiro possui grande quantidade de polpa, com alta concentração de vitaminas A e C e polifenóis. Entre outras funções, esses nutrientes são indicados para auxiliar na prevenção e tratamento complementar de doenças como o câncer e a aterosclerose

Além disso, o alimento possui uma alta taxa de licopeno, que está relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares e câncer de próstata. Melhora do cabelo, da visão e o retardamento do envelhecimento precoce também são outras vantagens da fruta.

Como escolher?

Na hora da compra, vale a pena observar a cor da casca do caqui, que deve estar entre o tom alaranjado e o vermelho. É importante observar se essa superfície está íntegra, sem bolores. Se a casca tiver alguma rachadura, o caqui deverá ser consumido mais rapidamente. Ao toque, a polpa deve estar firme. Caso esteja muito amolecida, também deverá ser consumido mais rapidamente. O armazenamento deve ser feito em geladeira, para maior vida útil da fruta.

Apostar na forma in natura, em lanches ou em sobremesas, é o ideal. Entretanto, é possível incluir o caqui m receitas como geleias, sorbet, tortas doces, mousses e até mesmo pavês, bem como em molhos para massas e saladas.  

A nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, ensina algumas receitas para aproveitar bem essa fruta de Outono. 

Compota de caqui

Ingredientes:
4 caquis maduros picados
½ xícara (chá) de açúcar demerara
Suco de 1 limão

Modo de preparo
Em uma panela, adicione os caquis e o açúcar. Cozinhe por 5 minutos ou até começar a desmanchar. Coloque no liquidificador e bata por 1 minuto. Volte o creme para a panela e acrescente o suco do limão. Cozinhe em fogo baixo até começar a engrossar (em média 5 minutos). Leve à geladeira e sirva com pães e torradas ou como doce de colher.

Molho de caqui para carnes

Ingredientes:

1 colher (chá) de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
1 cebola picada ou ralada
1 colher (chá) de mostarda
2 caquis maduro picados
1 xícara (chá) de vinho tinto
2 colheres (sopa) de salsinha

Modo de preparo:
Em uma frigideira, adicione o azeite, a cebola e o alho. Refogue bem. Acrescente o restante dos ingredientes, exceto a salsinha. Mexa delicadamente, deixe encorpar, até o caqui amolecer ligeiramente. Tempere com a salsinha e sirva sobre bifes grelhados ou carne assada em fatias.

Creme saudável de caqui

Ingredientes:
3 caquis grandes e bem maduros
1 colher (sopa) cheia de sementes de linhaça
1 colher (sopa) cheia de chia em sementes
5 tâmaras sem caroço picadas
1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo:
Deixe a linhaça e as tâmaras de molho na água por pelo menos 20 minutos. Bata no liquidificador junto com os caquis e a chia, até ficar homogêneo. Despeje em duas taças e leve para gelar. Se desejar, coloque castanhas trituradas ou nibs de cacau por cima.