Redação Publicado em 27/07/2021, às 17h14
A influenciadora Virgínia Fonseca, de 22 anos, compartilhou com seguidores em sua rede social que machucou os dedos e roeu todas as unhas da mão depois de sofrer com uma crise de estresse:
“Mostrei para vocês que minha unha estava grande, mas ontem tive uma crise de estresse e quebrei todas as minhas unhas no dente, machuquei meus dedos, enfim. Quando eu fico estressada eu como tudo mesmo”, disse.
O estresse é um velho conhecido da vida de muita gente e uma resposta do organismo a um ou vários estímulos que nos tiram, de alguma forma, do que podemos chamar de “rotina normal”.
Confira:
A sensação de estar estressada está relacionada ao excesso de atividades, mudanças na rotina e, até mesmo, com a personalidade. Veja algumas dicas para lidar melhor com esse sentimento:
Sono insuficiente gera aumento do cortisol, o chamado “hormônio do estresse”. Por isso, não negocie seu descanso por nada.
Isso significa não trabalhar quando está doente, por exemplo. Apesar da rotina frenética, é importante ter um espaço na agenda para comer com calma, ir ao médico e se exercitar.
Comer não é engolir “qualquer coisa”. Sem água e uma dieta equilibrada, ou seja, que tenha todos os nutrientes necessários, corpo e mente precisam trabalhar em dobro.
Escolha um exercício que mais te agrada ou que cabe na sua rotina e pratique com regularidade. Atividades respiratórias, como a meditação, e alongamentos também ajudam a aliviar o estresse.
É importante, sempre que possível, intercalar o estudo ou trabalho com um momento de lazer, como assistir a um filme, encontrar os amigos ou realizar um hobby. Férias também são fundamentais.
Cafeína, álcool e cigarro não fazem o seu corpo funcionar além da capacidade. Se seu organismo diz “chega”, respeite o aviso.
Se não dá para eliminar certas fontes de estresse – por exemplo o trânsito – é bom ter escapes de segurança. Nesse caso, ouvir música pode ser uma boa alternativa.
Faça listas para definir o que precisa ser feito primeiro, além de delegar tarefas quando possível. Isso pode fazer toda a diferença na sua rotina.
Interrupções constantes causam estresse. Além disso, controlar o tempo gasto com as redes sociais também pode oferecer algumas horas livres na agenda.
Essa talvez seja a dica mais difícil de seguir. É importante lembrar que algumas coisas não vão mudar, por mais que a gente queira.
Se estiver muito difícil, procure um especialista que irá ajudar na identificação das razões causadoras do estresse e na busca pela solução do problema.
Veja também: